O aumento do número de casos da Covid-19, a doença respiratória causada pelo novo coronavírus, pode causar outro tipo de pandemia: a do medo. Por isso, o Sesi de Mato Grosso do Sul elaborou uma série de ações e consultorias gratuitas para auxiliar as indústrias do Estado a conter a disseminação do vírus, mas também está preocupado com a saúde mental dos trabalhadores.
Neste sentido, disponibiliza o SOS Psicossocial, canal de atendimento online e gratuito voltado para o trabalhador da indústria manter a mente sã durante o período da pandemia. O programa foi desenvolvido pelo Sesi do Estado com apoio do Centro de Inovação do Sesi do Rio Grande do Sul, especializado em pesquisa aplicada na área de Fatores Psicossociais.
“O trabalhador entra em contato com o Sesi, informa o horário que gostaria de ser atendido (de segunda a sexta-feira) e deixa um número do telefone. Ele receberá ligação de um profissional do Sesi para conversar sobre os sentimentos que surgiram por causa do momento de pandemia do novo coronavírus e o isolamento social”, explicou o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do Sesi, Michel Klaime.
Para divulgar esse serviço aos trabalhadores, a indústria pode solicitar, via Central de Atendimento do Sesi, material de apoio em que constam as orientações de como ser atendido pelo programa. Esse material pode ser distribuído por e-mail, grupos de WhatsApp, mobilizadores internos ou aplicação de folders nas dependências da empresa.
Os trabalhadores das indústrias também podem entrar em contado diretamente com o Sesi sem a necessidade da intervenção da empresa. Para isso, basta procurar a Central de Atendimento SESI SST, que pode ser contatada pelo WhatsApp (67) 3320-3425, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo telefone (67) 3320-3425.