Embora não tenham conquistado cadeiras no Executivo ou Legislativo, candidatos que disputaram as eleições de 2016 e 2018 e continuam na ativa estão ingressando no cenário das disputas eleitorais deste ano. Saíram daqueles pleitos sem mandato, mas a votação alcançada assegurou razoável patrimônio eleitoral para encarar novos desafios.
É o que podem ou já estão fazendo agora os suplentes como o auditor fiscal Fabrício Venturolli. Ele foi candidato a deputado federal, não se elegeu, mas sua pré-candidatura para prefeito de Três Lagoas já está reconhecida pelo Republicanos. Na mesma cidade, a professora e advogada Luciene Silva, ex-candidata a vice-governadora em 2018, avalia se aceita o desafio de representar o PT no embate sucessório.
Em Ponta Porã, o PSL prepara o caminho para a advogada e ex-candidata a deputada estadual Raquel Portioli tentar a façanha de derrubar o favoritismo do prefeito Hélio Pellufo, que vai lutar pela reeleição. Dois deputados estaduais que não se reelegeram em 2018 e hoje ocupam cargos de destaque na administração pública estão na relação: o diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Enelvo Iradi Felini, e a presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, ambos do PSDB, a depender da situação jurídica relativa ao prazo de afastamento previsto na legislação.
CONFRONTO
Felini, ex-prefeito de Sidrolândia, é o nome dos tucanos para a sucessão local, ao passo que Mara, ex-prefeita de Eldorado, é cotada para fazer o mesmo na disputa eldoradense. O ex-prefeito e também ex-candidato a deputado estadual Léo Matos, de Naviraí, se confirmar sua candidatura pelo PSD, pode protagonizar a reprise de um duelo familiar histórico na região. Basta o deputado Onevan de Matos entrar no páreo. Ele é tio de Léo e em dezembro de 2019 ambos apareciam muito bem nas pesquisas, Onevan em primeiro e o sobrinho em segundo.
O vereador André Salineiro, eleito pelo PSDB em 2016, foi muito bem votado para a Assembleia Legislativa, não se elegeu porém ganhou fôlego e agora, no Avante, quer encarar a concorrência na sucessão campo-grandense. O ex-prefeito e ex-deputado Paulo Duarte é a aposta do MDB em Corumbá.