Com apoio total dos 28 colegas, o vereador João Rocha (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, oficializou várias providências que colocam o Legislativo dentro dos cenários diretos de atuação no combate ao coronavírus. “Não há descanso, nem trégua. Os 29 representantes do povo campo-grandense estão a postos, respeitando os protocolos científicos e médicos, mas articulados e disponíveis para as tarefas que a emergência exigir”, afirmou Rocha.
Além da suspensão dos trabalhos presenciais, as medidas emergenciais da Mesa Diretora têm dois focos. Um é a prevenção dos servidores, terceirizados, estagiários e a parcela da população que está habituada a acompanhar as sessões e outras atividades da Casa. Mesmo com a suspensão das atividades de plenário, o trabalho dos parlamentares não parou. As sessões ordinárias para votações de projetos, realizadas sempre às terças e quintas-feiras, foram mantidas, mas sem a presença do público e da imprensa.
Para continuar acompanhando o trabalho dos vereadores, a comunidade pode acessar no Facebook a transmissão das sessões em tempo real. Quem quiser pode enviar perguntas, sugestões e reivindicações. A entrada no recinto da Câmara agora é restrita e só em casos específicos com autorização da Secretaria-Geral. A carga horária dos funcionários foi reduzida.
VACINAÇÃO
Outro foco de preocupação dos vereadores e que está levando a Câmara ao encontro da sociedade é a saúde popular. A Câmara segue dando suporte à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) durante a campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Veículos do órgão levam as vacinas até os pontos de vacinação e às residências de idosos acamados ou com dificuldades graves de locomoção.
O 2º vice-presidente, vereador Eduardo Romero, explica que a Câmara assumiu a responsabilidade de ir buscar o profissional da saúde que está com as doses e materiais necessários e levá-lo aos endereços cadastrados. “Temos cerca de três mil acamados na cidade. Não é a Câmara que faz a triagem de quem vai receber a vacina em casa. Esse trabalho é feito pelos agentes de saúde, pela equipe de Saúde da Família”. A campanha foi retomada na segunda-feira, 30, e abrange os profissionais da saúde.
A Câmara lançou dia 27 de março o site http://coronavirus.camara.ms.gov.br/, para dar informações seguras e de utilidade pública sobre o coronavírus. O objetivo é que a população possa encontrar facilmente os atos e normas relativos às medidas restritivas para conter a disseminação do vírus, acompanhar número de casos e demais ações do poder público para auxiliar os moradores.
No site há as informações necessárias sobre prevenção, providências diante de sintomas e onde buscar auxílio médico. “A ideia é criar uma central de informações e serviços para a população, neste momento em que a solidariedade é tão necessária e que a união, mesmo com a distância física, deve predominar em nossas ações como um conjunto de esforços de todos nós, que temos o dever de prestar serviços aos campo-grandenses”, enfatizou João Rocha.