Com o objetivo de desenvolver ainda mais o turismo, o Sebrae e o Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur), lançaram nesta quinta-feira (12) mapas estratégicos para a região da Rota dos Ipês. O trabalho é resultado do programa ‘Fortalece Turismo’ e cria ações para os municípios de Campo Grande, Jaraguari e Corguinho.
O planejamento, que inclui visão, objetivos, ações e metas para o setor a serem cumpridas até 2020, foi elaborado de forma conjunta pelos participantes do programa. Durante 10 oficinas, as principais lideranças empresariais e do setor público receberam capacitação em temas como a importância de uma visão de futuro mobilizadora no destino; as boas práticas existentes; gestão estratégica com foco em resultados, marketing e promoção dos destinos, entre outros.
Para o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a expectativa agora é que as ideias saiam do papel. “A gente espera que a Rota dos Ipês saia mais fortalecida e integrada com os municípios. O Fortalece Turismo trouxe ferramentas para os participantes, como pensar a estratégia dos destinos. Esperamos que esses instrumentos que eles mesmos construíram sejam os norteadores para ações práticas”.
Somente em Campo Grande, os participantes definiram como principais atividades a captação de dez novos eventos; a consolidação da oferta de cinco experiências turísticas – três delas no meio rural; a comercialização do destino por duas agências receptivas e a operação de cinco atrativos rurais durante todo o ano, sem interrupções por falta de estrutura básica.
Além da capital, as ações já estão sendo implementadas na região. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Corguinho, José Correa Salgado, afirma que o programa trouxe uma nova visão sobre o turismo, onde foram identificadas as potencialidades, com a atração de empresários para alavancar a rede hoteleira.
“Descobri as potencialidades do município, estamos mais integrados e nos envolvendo com os diferentes segmentos e pessoas que fazem parte da cadeia. No nosso mapa, são várias ações: a primeira é conscientizar a população sobre as oportunidades. Temos poucos hotéis, e agora estamos tentando atrair empresários para construir pousadas e outros meios de hospedagem. Já recebemos propostas de empreendedores”, comemora.
Outro potencial está no Turismo Rural. A proprietária da Fazendinha MS, Regina Tezza, afirma que conseguiu ampliar a rede de contatos. “Nosso estabelecimento fica a 21 quilômetros de Campo Grande, então para o nosso nicho está sendo muito enriquecedor, aumentou a rede de contatos, colegas do próprio turismo rural que a gente não conhecia, que vieram para agregar”, disse.
Conforme o consultor do Sebrae/MS e mentor do programa, Richard Alves, existem oportunidades para os empresários de Mato Grosso do Sul. “O turista procura os destinos consolidados, mas também cada vez mais novas experiências. Neste sentido, o centro do país ainda é desconhecido, então temos oportunidades na região. O trabalho desenvolvido no Fortalece Turismo visa essa perspectiva, por meio da gestão colaborativa”, destaca.
FORTALECE TURISMO
O programa Fortalece Turismo é uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Governo do Estado para estimular a gestão colaborativa dos destinos turísticos. Em Campo Grande, o programa é uma das ações previstas no projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).