Com a chegada do final de ano muitas pessoas se preparam para pegar a estrada e curtir as férias em família, com amigos ou namorado. Nessa hora, vale a pena se planejar para se proteger contra algumas doenças que podem comprometer os dias de lazer.
Seja qual for o destino, o meio de transporte e a duração das merecidas férias, o importante é estar preparado, levando na mala, além de roupas e produtos de higiene pessoal, a saúde em dia.
Para se prevenir de doenças, especialmente as contagiosas, especialistas alertam para a importância de estar com a carteira de vacinação em dia, pois assim, além de proteger a si mesmo, as pessoas ao seu redor também estarão prevenidas, e isso vale para todas as faixas etárias.
“A época de férias é um período em que as pessoas ficam mais juntas, em mais aglomerações, festas e em locais públicos, o que contribui para o aumento das doenças transmitidas por saliva, tosse ou espirro, e é quando aparecem doenças como meningite, alguns tipos de pneumonias, gripe, além de doenças que estão emergindo, como o sarampo”, explica o médico pediatra da Unimed Campo Grande, Dr. Alberto Jorge Félix Costa.
O especialista diz ainda que o ideal é que as vacinas sejam feitas de 15 a 20 dias antes da viagem, que é quando começa a imunoproteção. Ele destaca que não adianta fazer na véspera.
“É preciso um tempo para que a vacina comece a agir no organismo, por isso é importante que elas sejam ministradas pelo menos quinze dias antes da viagem, assim você estará prevenido contra muitas doenças. Ainda que haja uma epidemia no destino da viagem, a pessoa vacinada, com o intervalo de tempo recomendado, estará com a proteção extremamente boa”, pontua Dr. Alberto.
Importante destacar que o ideal é que as pessoas viajem em boas condições de saúde, e caso haja instabilidade, procurar um médico de sua confiança. Além disso, manter cuidados com sua higiene pessoal, com a higienização das mãos e a hidratação, são cuidados básicos e fundamentais para que a viagem seja prazerosa.