‘Apocalypse Now’, dirigido por Francis Ford Coppola, é atração do Cine Café desta segunda-feira (9). O projeto é realizado no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e começa às 19 horas. A entrada, como sempre, é franca.
‘Apocalypse Now’ é um filme épico, de guerra, norte-americano de 1979, escrito por John Milius. No elenco, Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen. O enredo sobre a Guerra do Vietnã segue a história de seu personagem central, o oficial das Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos, Capitão Benjamin Willard, do Comando de Assistência Militar, em uma missão para matar o renegado e presumido insano Coronel Walter E. Kurtz, das Forças Especiais.
Kurtz, no passado um soldado brilhante, aparentemente enlouqueceu e comanda seu próprio exército como um semideus. Análises de críticos vem discutindo se o filme é pró ou antiguerra com suas imagens de destruição da natureza, além da brutalidade sem propósito e a supremacia norte-americana e os efeitos que a guerra é capaz de causar na mente humana.
O roteiro foi originalmente concebido por Millus no final da década de 1960, através de uma ideia de mudar a história do romance Heart of Darkness de Joseph Conrad, em que Charles Marlow parte em uma busca pelo desaparecido Sr. Kurtz no Estado Livre do Congo, para a época da guerra do Vietnã. A ideia chegou até Coppola no meio da década de 1970, inicialmente ele planejava apenas produzi-lo.
O cineasta assumiu a direção e decidiu fazer o filme na Manila e Filipinas em busca de baixos custos e equipamentos emprestados pelo governo local. Ao decorrer das filmagens e pós-produção, o roteiro foi severamente modificado pelo diretor, que o considerava problemático.
Após seu lançamento, ‘Apocalypse Now’ ganhou ampla aclamação crítica e seu efeito cultural e temas filosóficos têm sido largamente discutidos desde então. Hoje é fortemente considerado como um dos melhores filmes de todos os tempos. Honrado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes e nomeado ao Oscar de Melhor Filme e o Globo de Ouro de Melhor Filme – Drama, também foi considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante” e foi selecionado para preservação pelo National Film Registry, em 2000.
‘Apocalypse Now’ tem duração de 153 minutos e classificação de 16 anos. O longa teve um bom desempenho nas bilheterias quando foi lançado, em agosto de 1979, e permanece como uma das obras mais controversas já realizadas sobre o Vietnã em qualquer meio.
O projeto Cine Café sempre oferece um cafezinho, chá e leite com chocolate e bolachinhas para os cinéfilos que visitam o museu. Para degustar estas delícias, basta levar sua canequinha. O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178.