Com uma equipe multidisciplinar, o Hospital Unimed Campo Grande realizou na segunda-feira (2) mais uma captação de órgãos. Dessa vez foram retirados para doação rins e córneas.
Destinados para pacientes da própria Capital e também para São Paulo, a cooperativa tem atualmente autorização para realizar a captação de órgãos e, em breve, será também autorizada pela Vigilância Sanitária para fazer transplante renal.
“A captação de órgãos doados é o primeiro passo para salvar vidas. Hoje, o Hospital Unimed Campo Grande já é autorizado a fazer as captações e dentro de aproximadamente um mês será autorizado também a realizar transplantes, o que é um procedimento de extrema importância para a toda a sociedade, visto que esta ação, com certeza, salvará ainda mais vidas”, explica o diretor técnico, Cezar Augusto Vendas Galhardo.
Para realizar a captação de órgãos e tecidos, o Hospital Unimed CG conta com uma estrutura preparada e com uma comissão específica para viabilizar todo o processo de forma adequada e segura, que funciona em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO/MS) e a Central Estadual de Transplantes (CET/MS).
A doação é um ato nobre que pode salvar vidas e, para muitas pessoas, o transplante pode ser a única esperança.
Para a coordenadora médica da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Unimed Campo Grande, Dra. Cássia Vedovatte, a captação representa uma nova etapa na vida de quem recebe os novos órgãos.
“Com certeza a captação e o transplante de órgãos representam uma mudança completa na vida do paciente, porque ele passará a ter mais qualidade de vida com o novo órgão recebido, e para nós, da Unimed Campo Grande, é motivo de muita satisfação poder realizar esse procedimento, porque além de ajudar a salvar vidas, cada captação realizada representa também um grande avanço para o nosso hospital, além de ser um benefício para toda a sociedade”.
Para ser doador de órgãos é muito importante manifestar o desejo de ser doador aos familiares, pois somente eles podem autorizar o procedimento.