A Assembleia Legislativa não poderia ter escolhido espaço mais significativo para a sessão especial de homenagem aos 25 anos de criação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). “Não é comum isso. Mas fazer esta sessão aqui, na sede da Uems, tem um apelo extraordinário, até porque é o ambiente ideal para prestar a nossa reverência a todas s pessoas que tornaram possível a realização deste sonho”, afirmou.
No último dia 18, o concorrido evento contou com a presença da comunidade acadêmica e de diversas pessoas que fizeram parte da história da Universidade, entre as quais os ex-deputados estaduais Walter Carneiro e Roberto Razuk, autores da proposta de criação da universidade. Além da apresentação do Coral da Assembleia, foram feitas várias homenagens e o lançamento de um livro (‘Uems, 25 Anos: Uma História Contada Por Todos’, escrito por André Mazini e Eduarda Rosa, com ilustrações de Marina Torrecilha e produção da Assessoria de Comunicação Social da instituição).
Para o presidente Paulo Corrêa, o desenvolvimento da instituição é motivo de orgulho. “Demonstramos, assim, o quanto a Universidade é importante para nós. Fico contente em comemorar os 25 anos com o reitor atual, Fábio Edir dos Santos Costa, e com o futuro reitor, Laércio Alves de Carvalho”, afirmou. Além de Paulo Corrêa, estavam presentes os deputados Pedro Kemp (PT), Professor Rinaldo (PSDB), Marçal Filho (PSDB) e Evander Vendramini (PP).
Conforme o reitor da UEMS, Fábio Edir, a instituição participa da comunidade. “A UEMS é uma universidade diferente, estamos em 22 municípios, temos alunos matriculados de todos os estados do país. A Universidade consegue acolher e permanecer próxima à sociedade”, afirmou. O momento da Universidade é de transição, pois o início da gestão do novo reitor, Laércio Alves, se deu no dia 26 de setembro, com garantias de que dará continuidade aos trabalhos que já são realizados, criando também novas unidades em mais municípios de Mato Grosso do Sul. “A UEMS é patrimônio sul-mato-grossense”, destacou Laércio.