O vereador José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), quer que as autoescolas de Mato Grosso do Sul disponibilizem automóveis adaptados para que pessoas portadoras de deficiência possam realizar aulas práticas, que são necessárias para a retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por conta disso, o edil costarriquense apresentou uma indicação na sessão legislativa realizada na segunda-feira passada (18), endereçada ao deputado estadual Jamilson Name, onde ele pede apoio do parlamentar para implementar a iniciativa no estado.
Segundo Dr Maia, em todo o Mato Grosso do Sul existem apenas dois veículos, e em Campo Grande, para a realização de aulas práticas de direção por pessoas portadoras de deficiência. Com um número insuficiente de veículos, a situação provoca transtornos e lentidão no processo de habilitação desses condutores.
“Vivenciamos esse problema dentro da Casa, porque temos como exemplo em nosso município a servidora da Câmara, a Valquiria (Ferreira da Costa), que em uma de nossas conversas me contou que para tirar a CNH é necessário se deslocar até a capital e aguardar em uma fila de espera, que em média dura meio ano (seis meses). Mesmo assim, após ser convocada, ainda é preciso permanecer por 20 dias na capital para fazer as aulas práticas, pois no estado todo existem apenas dois veículos para atender as pessoas portadoras de deficiência”, explicou.
Na mesma indicação, Dr. Maia sugere a redução de 50% do valor cobrado pelas autoescolas para as pessoas com deficiência retirarem a CNH. “Estou levando ao conhecimento do nosso nobre deputado, Jamilson Name, para que ele interceda junto ao Governo do Estado para que essas pessoas realmente tenham acessibilidade, pois a pessoa já possui alguma deficiência, tem de se deslocar de seu município, e ainda precisa desembolsar R$ 4.050,00. É um absurdo. Por isso, recomenda-se a análise da possibilidade de redução de 50% no valor cobrado das pessoas com deficiência, devido a altos custos no deslocamento até a capital do estado”, destacou o vereador.