Após quase dois anos em processo de implantação, finalmente o Sistema Fiems começará a colocar em prática o CRM, que são as iniciais de “Customer Relationship Management” ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas empresas e startups até médias e grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.
Técnicos da área de mercado do Sesi, Senai e IEL iniciaram na terça-feira (19) a “Go Live”, módulo de vendas do CRM, que terminou na quarta-feira (20) com as palestras do executivo de vendas da Microsoft, Leonardo Garcia, e do especialista em vendas Ricardo Jordão. De acordo com a responsável pelo CRM do Sistema Fiems, Célia Gamarra, o projeto foi iniciado em março de 2017, com diagnóstico e mapeamento da área de mercado, e nesses dois anos o foco sempre foi em pessoas, processos e tecnologias.
UNIÃO
“O CRM começa a ter produtividade a partir do dia 1º de março dentro do sistema de software, produzindo dados, prospecção, cliente em potencial, oportunidades, fechamento de contratos. Isso proporciona uma visão de 360 graus do cliente e um melhor atendimento a esse cliente”, afirmou Célia Gamarra. Para o gerente de mercado do Sistema Fiems, Fabricio Candia, o CRM vem para auxiliar no setor de vendas, pois une todos os sistemas de forma fragmentada em único caminho.
“A partir de agora o CRM vai passar a facilitar a vida de quem atua no campo e de quem atua na gestão. Mas não adianta nada falarmos de integração e novas ferramentas, se as pessoas que vão executar não estiverem preparadas, por isso temos palestras sobre vendas para fazer com que realmente a integração aconteça”, destacou Fabricio Candia.
PALESTRAS
O executivo de vendas da Microsoft, Leonardo Garcia, comentou sobre a conexão da base de dados com o CRM e como isso pode possibilitar o aumento das vendas e a rentabilidade da Fiems. “O CRM é como se fosse uma planilha de Excel, é uma ferramenta, como um caderno, uma agenda, o celular. A diferença é que o CRM é a ferramenta do futuro, utilizado por todas as grandes empresas do mundo e o profissional, para se valorizar e se posicionar no mercado de trabalho, precisa saber usar o CRM”, ressaltou.
Já o especialista em vendas Ricardo Jordão comparou a sua palestra a um “work choque” e não a um “workshop”. “A ideia é ensinar a vender sem precisar se vender, ou vender a alma, se corromper, mentir. É importante ser proativo, porque hoje vivemos uma nova realidade, em que as pessoas não atendem mais os telefones, não têm mais muito tempo para perder e não tem dinheiro, e os vendedores precisam se adequar a essa nova realidade. Esse tipo de evento acontece em 1% das empresas, mas é algo extremamente importante para avançar nesse mercado cada vez mais competitivo”, finalizou.