O Sistema Fiems tomou para si a missão de promover e incentivar uma educação inovadora e, neste contexto, escolheu doar 30 tablets para a campanha ‘Compartilhe o Natal 2018’, lançada pelo Ministério Público Estadual (MPE) na quinta-feira (25), em parceria com instituições públicas e privadas. A iniciativa do MPE visa mobilizar a sociedade, órgãos públicos e a iniciativa privada para doação de brinquedos a crianças e adolescentes, especialmente aqueles com deficiência e que dependem de instituições assistenciais, como Apaes, Cotolengo, Pestalozzi, entre outros.
“O Sistema Fiems entende a importância de participar, enquanto iniciativa privada, deste tipo de ação de cunho social, que proporciona oportunidades a crianças e adolescentes, especialmente quando estamos falando de pessoas com algum tipo de deficiência”, disse a gerente da controladoria interna do Sistema Fiems, Silvia Gonda, que representou a federação durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Espaço Plaenge, em Campo Grande.
“A doação da Fiems será distribuída entre as instituições beneficiárias e, com certeza, ela é de muita importância para a nossa campanha, porque esses tablets vão propiciar um auxílio fundamental no desenvolvimento dessas crianças tanto na fisioterapia quanto na terapia ocupacional, além de possibilitar que eles possam ter acesso à tecnologia”, afirmou a procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, idealizadora da iniciativa do MPE.
A campanha é realizada pelo quarto ano e, pela primeira vez, além de Campo Grande, distribuirá os presentes arrecadados a entidades do interior do Estado. “Por isso, neste ano precisamos trabalhar com mais afinco, divulgando a campanha e mobilizando mais pessoas, porque nosso alcance será maior e precisaremos de mais presentes”, acrescentou a procuradora.
COMO DOAR
Quem quiser contribuir com o Natal de crianças de entidades assistenciais do Estado pode procurar um posto de coleta e entregar a doação. Outra forma de ajudar é depositando qualquer valor, efetuando depósito ou transferência para a conta da Associação dos Membros do Ministério Público (Banco Sicredi, Agência: 0913 – Conta Corrente: 24038-9).
Os pontos de coleta dos brinquedos estão localizados em lugares estratégicos de Campo Grande: Águas Guariroba Loja Central e Sede; Assembleia Legislativa; FAMASUL; Malibu Bartenders; Procuradoria da Fazenda Nacional; Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; Promotorias de Justiça de Campo Grande; Shopping Campo Grande; Tribunal de Contas do Estado; União das Câmaras de Vereadores do Estado de Mato Grosso do Sul; e Vis a Vis Noivas.
INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS
ABREC – Associação Beneficente Dos Renais Crônicos; AMA – Associação de Pais e Amigos do Autista; Associação Renasce a Esperança; CEDEG/APAE – Centro de Educação Especial Girassol; CER/APAE – Centro Especializado em Reabilitação; Cotolengo Sul-Mato-Grossense; Federação das Pestalozzi’s; Federação das APAE’s (58 municípios); ISMAC – Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas; Sociedade Educacional Juliano F. Varela; Centros de Educação Especial/SED.
O lançamento da campanha do MPE também contou com representantes de outras instituições parceiras da iniciativa, como a Assembleia Legislativa, Águas Guariroba, entre outros. Todos os brinquedos arrecadados serão entregues às crianças pelos super-heróis da Liga do Bem, durante uma grande festa a ser realizada no Shopping Campo Grande.