A coleção de levantamentos pré-eleitorais em Mato Grosso do Sul se estende ao Instituto Ranking Comunicação e Pesquisas, um dos que mais realizaram consultas sistemáticas sobre as tendências e definições envolvendo a resposta das urnas. Na quarta-feira (24), em parceria com o jornal eletrônico ‘Diário da Mídia’, o instituto divulgou mais uma pesquisa de intenção de votos e aferiu ser majoritária a preferência pelo governador Reinaldo Azambuja.
Nos votos válidos, Reinaldo Azambuja tem 53.53% e o Juiz Odilon 46.47%. Para calcular as intenções de votos válidos, são desconsiderados da amostra os votos em branco, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para calcular o resultado oficial da eleição.
Já nos votos totais, Azambuja surge com 47.33% e Odilon 41.08%, enquanto os indecisos, nulos e brancos alcançam 11.59%. Esses números foram divulgados na terça-feira (23) pela Record TV. Os dois candidatos que disputam o segundo turno na eleição estadual estão apresentando pouca variação em seus percentuais, ou seja, estão oscilando na margem de erro.
Foram ouvidas 1.200 pessoas a partir dos 16 anos de idade em 20 municípios, entre os dias 20 e 23 deste mês. Com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,83% para mais ou para menos, a pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com os números MS-00446/2018 e BR-04871/2018.
Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário estruturado em entrevistas pessoal, em ponto de fluxo populacional e domiciliar. Estratificado em cotas de sexo, idade, escolaridade e distribuição de renda, de acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao Censo 2010 e TSE/TRE-MS 31/07/2018.