O prefeito Marquinhos Trad (PSD) está concretizando um antigo sonho de quem mora no Conjunto Habitacional Anápolis, no Jardim Morenão. Com as obras de drenagem e a posterior pavimentação a Prefeitura vai acabar com a expectativa de quem passou 20 anos sofrendo e esperando por esses benefícios. “Não poderíamos deixar de cumprir esse compromisso, tendo em vista a situação dramática que vem afligindo milhares de pessoas no bairro”, salientou o prefeito.
Desde a semana passada as equipes da empreiteira vencedora da licitação estão trabalhando no projeto, que chegou a ser iniciado em 2012, mas foi interrompido porque a construtora rescindiu o contrato. A Prefeitura quase perdeu os recursos federais. Porém, o prefeito se articulou com a bancada e conseguiu a renovação, no Ministério das Cidades, do convênio que venceria em abril.
No total, os investimentos chegam a R$ 1.332.560,82 para executar os 746 metros de drenagem e 2,2 quilômetros de asfalto, cuja conclusão deve ocorrer em até seis meses. O serviço teve que ser interrompido estas semanas por causa da chuva, mas desde a última terça-feira está em pleno andamento. O canal de drenagem fica numa área de servidão que será interligado à rede já existente na Rua Rivaldir Alberti. Cerca de 200 metros depois, a drenagem avançará à Rua Kilda Ribeiro para captar a enxurrada no prolongamento da Rua Francisco dos Anjos.
“Isto aqui quando chove forte vira um rio”, conta dona Lourdes da Silva. Só quando a empreiteira começou a trabalhar ela passou a acreditar que finalmente o asfalto vai ser uma realidade em alguns meses. A comerciante Lori Martinez, que há 20 anos mora na região, está satisfeita com a obra. Para deixar sua casa a salvo dos alagamentos construiu uma pequena parede de retenção, fez uma calçada ampla e gramou quase metade da rua.
RENDA
Promovido pela Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU) e da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, o curso de barbeiro e cabeleireiro abre oportunidades a jovens de se profissionalizarem e garantir seu acesso ao mercado de trabalho. Gratuitamente são capacitados jovens de 15 a 29 anos de idade, de ambos os sexos.
Marcos Rogério, o instrutor do curso, conta que quando iniciou a primeira turma, há 90 dias, não esperava o sucesso que o programa está tendo. “Começamos com 30 alunos na primeira turma e a metade se inseriu imediatamente no mercado de trabalho. Depois fizemos uma turma só para pessoas com deficiência e já estamos totalizando 75 alunos formados”, exulta.
Letícia Rodrigues, moradora do bairro Universitário, também vê no curso uma oportunidade de se profissionalizar. “Vejo aqui neste curso, que é totalmente gratuito, e por isso possível para muitas de nós, uma grande oportunidade de ter uma profissão, de conseguir um trabalho e ajudar nossas famílias”, diz.
Nesta turma da Secretaria das Mulheres estão participando 30 meninas. O curso terá duração de três meses, com formatura em dezembro, época em que mais se contrata profissionais para a área. Jéssica Delgado, moradora do Bairro Hortênsia, conta que sonha com uma profissão e com a independência financeira. “Quero me profissionalizar, ter meu próprio dinheiro, não depender de ninguém economicamente”, diz.
Segundo o prefeito Marquinhos Trad, esta é a hora de cada uma aproveitar e se dedicar para que adquiram conhecimentos importantes, tornem-se bons profissionais e não percam a chance.