Sob olhares atentos, emocionados e cuidadosos, Campo Grande já foi retratada inúmeras vezes e de diversas formas por cineastas locais. Para levar essas produções a jovens e adolescentes de escolas e universidades públicas, a Marruá Arte e Cultura desenvolveu o projeto ‘Campo Grande Na Tela’.
Ele foi contemplado com recursos do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), oriundos da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).
O projeto teve início no fim de março, com dois dias de mostra na Escola Municipal Professor Arlindo Lima, na região Centro, de Campo Grande. Da primeira até a última mostra, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) – em maio – foram 10 mostras, passando por 7 escolas, uma em cada região da Capital, e três instituições de ensino superior.
As mostras terminaram há um tempo, mas o projeto rende frutos até hoje nas escolas que passou. Dele surgiu uma websérie de 10 capítulos que apresenta recortes da história do cinema em Campo Grande, dos cinemas que a cidade já teve, e de importantes nomes da nossa 7ª arte, diretores, atores e produtores que fizeram parte dos filmes que fizeram parte da mostra, além de momentos das exibições nas instituições por onde o projeto esteve, com depoimentos e entrevistas das pessoas envolvidas no processo.
Além da websérie, a idealizadora do projeto, Andréa Freire e a curadora da mostra, Elis Regina, prepararam um guia pedagógico para que os professores desenvolvam atividades com os alunos do ensino fundamental II e médio, como sugestão de prática pedagógica em escolas no ensino de diversas disciplinas a partir dos 20 filmes apresentados, que foram divididos em quatro programas adequados às faixas etárias e séries do público alvo.
O guia contém sinopse e ficha técnica dos curtas-metragens e do projeto, links de acesso a títulos e aos episódios da websérie, fotos das exibições nas escolas e universidades visando evidenciar um panorama do projeto para auxiliar no trabalho proposto aos educadores.
Por exemplo, a animação ‘Ser Criança em Campo Grande’, dirigida por Constantina Xavier, fala da cidade através do olhar de uma criança. É proposto, por meio do guia, para a matéria de língua portuguesa: criar um texto com diálogos a partir do tema do filme, destacando a visão que cada aluno tem sobre sua cidade. Já para a disciplina de história pode-se solicitar uma pesquisa em grupo sobre a estrutura atual da cidade e suas regiões. Há dicas para todas disciplinas.
Este material está disponível permanentemente pela internet para as escolas. As instituições que tiverem interesse em utilizá-lo para trabalhar com os alunos podem entrar em contato com a Marruá através do Facebook, Instagram ou telefone 98136-4680.