Com vários dias de agitação, o fevereiro de Campo Grande promete um carnaval animado e de renovada disposição. Até o dia 18 deste mês, os foliões terão uma extensa programação, graças às parcerias entre a Prefeitura, a iniciativa privada e as entidades carnavalescas. Mesmo com a contenção de despesas e controlando ao máximo o custeio, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) conseguiu viabilizar o apoio que faltava para não deixar os campo-grandenses sem uma de suas melhores atrações do calendário festivo.
A programação oficial foi lançada no último dia 30 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), com o tema “Carnaval Capital 40 anos”. Trata-se de uma alusão às quatro décadas em que Campo Grande foi oficializada como capital de Mato Grosso do Sul. Para esse objetivo, a parceria com as empresas privadas é inédita. A Prefeitura vai garantir toda a infraestrutura na Praça do Papa para o desfile dos blocos, instalando as tendas, arquibancadas, palco, banheiros químicos, grades de contenção e o efetivo da Guarda Municipal para encarregar-se da segurança.
Durante os dez dias da folia oficial, 21 hotéis e 31 bares, restaurantes e ambientes de entretenimento noturno estarão com promoções de descontos nos preços, podendo chegar até 50% em alguns produtos. Este suporte na parceria com o Município é assinado pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), juntamente com a Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas). Para o prefeito, além de trazer a garantia que fortalece o carnaval na cidade, a parceria agrega outros benefícios, como o incentivo às pequenas economias que atuam nesse período e o incremento do interesse turístico.
“Não podemos resumir o carnaval a apenas um momento do folião. Creio ser essencial aproveitar essa época para criar mecanismos que impulsionem a geração de empregos e renda, que tragam desenvolvimento para a economia interna da nossa cidade”, assinalou Marquinhos. “Queremos mostrar para o Brasil e todo o Estado que não é só Corumbá, que sempre fez um carnaval de excelência, aq
ui em Campo Grande nós também sabemos promover a alegria e a felicidade para a nossa população”, acrescentou.
EMPENHO
A secretária de Cultura, Nilde Brum, destacou o empenho da Prefeitura, que mesmo num momento de crise procurou viabilizar a realização da folia que é um dos mais concorridos eventos populares do país. “Foram inúmeras reuniões e equipes empenhadas em apresentar ideias e soluções para que pudéssemos encontrar a melhor solução. Queremos garantir segurança, conforto e um leque de opções que envolvam todas as idades, tornando a nossa festa um momento de alegria e animação. É isso que a nossa população merece”, acentuou Nilde Brum.
No ano passado, uma pesquisa feita pela Sectur e Fecomércio para saber o perfil das pessoas que permaneceram ou estiveram em Campo Grande durante o Carnaval mostrou que houve um movimento de R$ 7 milhões na economia, considerando os gastos dos consumidores com gastronomia e hospedagem, entre outros. O presidente da Abrasel, Juliano Wertheimer, endossou: “Aderimos prontamente a esta parceria inédita, pensando não apenas em segurar os campo-grandenses na cidade durante o período, mas também visando atrair visitantes do interior”.
Marcelo Mesquita, presidente da ABIH, ressaltou que a iniciativa privada e a Prefeitura estão construindo um processo diferenciado para priorizar o bem-estar da população. “Estamos preparados para receber esse público. A cidade tem todos os fatores que a reconhecem como destino turístico de referência para eventos e negócio. Estamos animados para outras ações com a Prefeitura”, disse.
NA PISTA
Em 2017 cerca de 50 mil pessoas assistiram escolas de samba e blocos. Para este ano a expectativa é por um público maior nos dois dias de desfile. Está confirmado um show com um grupo de renome nacional, o SPC, que se apresentará na segunda-feira, 12, primeiro dia de desfile. O presidente da Lienca, Eduardo Neto, reconheceu o esforço da Prefeitura. “Estamos motivados. Acreditamos que o público será bem maior, pois pela primeira vez a Prefeitura inclui um show nacional na programação”, comentou.
A folia começa no segundo dia de fevereiro, com o Grito de Carnaval e o Baile de Marchinhas, na Praça dos Imigrantes, a partir das 18h. Em seguida, às 19h30min, no Clube Estoril, serão apresentados os sambas-enredos e uma Mostra de Fantasias. Os blocos também farão a festa do folião com desfiles em diversos dias e locais, entre eles a Praça Aquidauana, no Bairro Amambaí, Orla Ferroviária e Esplanada Ferroviária. As festas dos blocos começaram no sábado (3) e continuam até o dia 17.
O público infantil terá a grande matinê no domingo, 11, na Praça do Papa, a partir das 15h. O desfile dos blocos acontecerá no mesmo dia, na Esplanada Ferroviária, com concentração a partir das 15 horas. O desfile das escolas de samba será em dois dias. No primeiro, segunda-feira, o grupo de acesso, e na terça-feira o grupo especial, sempre com início às 19h.