O prefeito Marquinhos Trad (PSD) dá continuidade ao processo de revitalização e reestruturação urbana de Campo Grande. Com atenção à mobilidade, acessibilidade, sustentabilidade e estética, a Prefeitura iniciou obras de drenagem, pavimentação e ajustamento viário no Parque dos Poderes. Um dos mais atraentes e emblemáticos cartões-postais da capital sul-mato-grossense está recebendo um tratamento à altura de sua importância, que além de embelezá-lo vai fomentar o turismo, práticas saudáveis e a expansão comercial e imobiliária.
Duas frentes de serviços foram instaladas na Avenida Desembargador Leão Neto de Carmo, uma das mais movimentadas do Parque, caminho de acesso ao macroanel e dezenas de bairros da região Norte. Após recapear a rua da Academia de Polícia Civil, a empreiteira iniciou os trabalhos na Leão Neto do Carmo, que passa em frente à Receita Federal e outras repartições. As intervenções estão previstas no Complexo Mata do Jacinto Etapa D.
Está sendo feita a expansão da rede de drenagem, para alcançar a Rua Carlinda Pereira Contar, por onde escoam as águas pluviais que descem de bairros como Jardim Veraneio, Danúbio Azul e Estrela da Dalva. Galerias serão construídas na rotatória da Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo. Depois dessa etapa, chegará a drenagem na Rua Rio Claro. Suas lajotas serão substituídas pelo pavimento feito em CBUQ para receber a enxurrada do Residencial Eco Parque.
Uma tubulação atravessará o terreno nos fundos da Acadepol para trazer as águas pluviais escoadas pela Avenida Panamericana, onde começou um processo de erosão. Concluída esta etapa, será pavimentada a Avenida Parque dos Poderes, uma via de 400 metros recém-aberta, onde já foi feita a drenagem, para servir de ligação entre as avenidas Mato Grosso e Desembargador Leão Neto do Carmo.
CONTROLE
O investimento nesta última etapa do Complexo Mata do Jacinto etapa D é de R$ 13,7 milhões. As obras de drenagem e controle de enchentes atrasarão a chegada das águas pluviais ao Córrego Prosa e seus afluentes, reduzindo riscos de alagamentos mais abaixo. Também já foi executado o recapeamento de trechos da Rua Antônio Maria Coelho (da Furnas até a Mato Grosso) e da Avenida Mato Grosso (entre a Ceará e a rotatória com a Hiroshima).
Marquinhos Trad chama a atenção para a necessidade extrema e inadiável de controlar todos os pontos críticos que causam alagamentos na cidade. “No caso dessas intervenções, o Parque dos Poderes tem um perfil de múltiplas exigências urbanas e ambientais. Além de ser um magnífico cartão-postal, é também um polo populacional e econômico em expansão, que precisa ser preservado, protegido, tendo um crescimento planejado”, afirmou.
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, acrescenta que toda a rede de drenagem escoará as águas de enxurradas que atingem os bairros da região, entre os quais Vila Nascente, Futurista e Jardim Veraneio. O despejo cairá numa bacia de retenção. O piscinão, com capacidade para 22 mil metros cúbicos, será construído às margens da Avenida Mato Grosso, quase esquina com a Hiroshima.
CARNAVAL
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) lançou a Central do Carnaval. A iniciativa partiu dos próprios organizadores da festa, com o intuito de tirar as dúvidas dos integrantes dos blocos independentes e escolas de samba em relação à documentação exigida pelo Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Vara da Infância e Comando da Polícia Metropolitana. A Central vai garantir a organização e a segurança da festa, atendendo à expectativa dos desfiles de escolas, blocos carnavalescos e da população.