A exemplo do que vem fazendo desde o primeiro ano de mandato, o deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (PSDB) mantém entre as prioridades de sua ação parlamentar de 2018 o apoio às demandas sociais. Nesse contexto ele destaca a luta por direitos dos segmentos que reivindicam justiça e inserção social e econômica, além do ativismo no combate e na prevenção à violência de gênero.
Para ele, nenhuma política de desenvolvimento de um País será completa sem a atenção devida pelo poder público e pela sociedade às causas humanistas. “Nós temos na gestão do governador Reinaldo Azambuja esse recorte prioritário, haja vista que as políticas públicas de todas as secretarias têm conteúdo de ganho social, são inclusivas. Mas é preciso ampliar o alcance dessas ações, envolver mais a sociedade, fortalecer a consciência participativa e a responsabilidade de cada pessoa nesse processo”, apregoa.
No ano passado o mandato do Professor Rinaldo esteve presente em diversas iniciativas voltadas à inclusão e à defesa de direitos da pessoa. A campanha “16 Dias de Ativismo”, que tem a adesão de mais de 160 países e é realizada no Brasil desde 2003, foi oficializada em Mato Grosso do Sul pela Lei número 4.784/2015, proposta por ele e sancionada por Azambuja. A campanha instituiu o dia 25 de novembro como “Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher”, dentro do calendário oficial do Estado.
SALA LILÁS
Outra vitória expressiva da sociedade nesse mandato foi quando em novembro, no dia 14, aconteceu a inauguração da Sala Lilás, juntamente com as obras de reforma do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), em Campo Grande. A Sala Lilás, um espaço diferenciado que o Estado oferece para humanizar a assistência às mulheres vítimas de violência, teve sua primeira versão no Rio Grande do Sul, idealizada pela perita criminal Andrea Brochier.
Em Mato Grosso do Sul o espaço foi viabilizado com recursos de uma emenda parlamentar do Professor Rinaldo em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas Públicas Para as Mulheres. É a primeira Sala Lilás do Estado e conta com uma estrutura de profissionais especializados e equipamentos para atender às vítimas de violência física, psicológica e sexual.