“Ninguém é dono de Campo Grande e, sendo assim, não é possível um gestor obter sucesso se optar por administrar sozinho a sua cidade”. Com essa afirmação, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) agradeceu às empresas Plaenge e Cooperativa Sicredi por celebrarem a parceria que nos próximos dois anos vai garantir a manutenção da Praça Belmar Fidalgo. Serão investidos cerca de R$ 250 mil no espaço que é uma das principais joias de usufruto público na região urbana da cidade.
A iniciativa faz parte do Programa de Parceria Municipal (Propam) e prevê que as empresas privadas realizem reforma, revitalização e manutenção da Praça. Em contrapartida, as empresas poderão realizar propagandas no local. Além da reforma dos banheiros e reposição da areia das quadras e do parque infantil, o convênio prevê proposta paisagística, reparos da arquibancada ao prédio da administração, poda da grama e das árvores, manutenção nos bancos e lixeiras, além da parte elétrica, chuveiros, grades, entre outras melhorias.
Marquinhos reforçou a importância da participação da sociedade na gestão pública. Ressaltou que em 11 meses Campo Grande colheu vários resultados em parcerias com a iniciativa privada. “Recuperamos as piscinas no Parque Tarsila do Amaral. No Aero Racho instalamos a primeira academia pública. Nela são atendidas 600 pessoas, assistidas por profissionais, tudo de maneira gratuita. No Jacques da Luz criamos a primeira escola pública de balé e mais de 100 meninas estão realizando um sonho. As escolas públicas de futebol já reúnem mais de mil crianças em todas as regiões”, mencionou.
O diretor do grupo Plaenge, Edson Holzmann, destacou a iniciativa do prefeito ao aproximar as empresas do poder público. “Estamos felizes com a ideia de fazer essa gestão compartilhada”, disse. O presidente da Sicredi União MS/TO, Celso Ramos Regis, também falou da credibilidade da nova administração como fator principal da retomada das parcerias público-privadas em Campo Grande. “Temos orgulho de fazer parte dessa recuperação que é tão importante para os campo-grandenses”.
ESTRUTURA
A Praça Esportiva Belmar Fidalgo tem quadras poliesportivas, quadras de areia, pista de corrida e caminhada, banheiros, duchas, campo de futebol, playground infantil, área para ginástica e sede administrativa. Com a revitalização vai garantir mais recursos para o desenvolvimento de atividades de esporte e lazer. A praça conta com diversas oficinas do Programa Movimenta Campo Grande, que atende 10 mil pessoas com os projetos ‘Lazer e Cidadania’ e ‘Escola Pública’ de segunda a sábado, além da realização de eventos e campeonatos esportivos.
Ao lembrar que Campo Grande é uma das capitais com maior número de praças e parques públicos do país, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), Rodrigo Terra, enalteceu o empenho da administração em fortalecer cada vez mais as parcerias com a iniciativa privada, para ajudar na preservação destes espaços. O antigo Estádio Belmar Fidalgo, no Centro de Campo Grande, teve seu terreno doado em 1930. Sua primeira estrutura foi construída em 1933 como estádio de futebol. Em 1987, tornou-se uma praça esportiva. Em 1994, o local passou por uma grande reforma e em 2010 novas melhorias foram feitas, principalmente nas quadras poliesportivas.