O projeto social ‘Coopertênis – Cooperativa Amiga da Criança’, que beneficia crianças carentes da Capital sul-mato-grossense com aulas gratuitas de tênis, completa um ano de existência.
O Coopertênis é realizado pela Unimed Campo Grande e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul (OCB- MS), com apoio da Associação Médica de Mato Grosso do Sul (AMMS), e atende 22 crianças de comunidades carentes, entre 7 e 14 anos.
“Começamos o projeto em 2016, com intuito de proporcionar novas oportunidades a crianças carentes”, explica o gerente do Desenvolvimento Humano da Unimed CG, Julio Gouvea. Ele ainda ressalta que “o projeto visa desenvolver as crianças, incentivando hábitos saudáveis de vida, com a prática esportiva e educacional”.
As aulas são realizadas todas as segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h, na Associação Médica de MS, em uma quadra específica para a modalidade. O professor de tênis, Eliezer Leite, esclarece que, durante o ano, a atividade foi desenvolvida de duas formas: Com ensinamentos técnicos – como saque de voleio (direito e esquerdo) e smash (rebatida que vai e volta), e práticos – momento em que as crianças jogam entre elas e desenvolvem os aprendizados obtidos até o momento.
Leite é professor há 25 anos e diz que foi perceptível a evolução que as crianças tiveram nesse primeiro ano de projeto. “Cada criança tem seu tempo, mas se adaptaram rapidamente ao esporte e evoluem a cada dia”.
A comprovação disso está no depoimento de Luanny Torres, de 13 anos, que afirma melhorar a cada semana que treina. “Percebo que meu preparo físico muda de pouco em pouco, o que me ajuda com os movimentos e, além disso, minhas notas na escola também melhoraram. Sinto mais disposição e concentração para estudar e jogar”.
As aulas deste ano encerrarão no dia 13 de dezembro de 2017 e retornarão em fevereiro de 2018. “O projeto valoriza a integração das crianças para o futuro, tendo inclusive, impacto na mudança de comportamento, que reflete em várias áreas da vida do participante”, esclarece Marta Brissov, uma das responsáveis pelo projeto, na Unimed Campo Grande.
Ela também alega que para 2018 há um planejamento de abertura de novas vagas para o projeto e interessados podem entrar em contato via e-mail [email protected]. Para saber mais sobre o Coopertênis – Cooperativa Amiga da Criança, clique aqui e assista o vídeo.