O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), lança nesta quinta-feira (23) o Plano Estadual de Contingência ao Aedes Aegypti 2017/2018. A solenidade marca a apresentação das ações de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como dengue Febre Chikungunya e Zika.
O evento engloba a assinatura do Plano Estadual com as ações de combate, controle e prevenção ao mosquito em âmbito estadual, além de assinar e apresentar o Comitê Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti, responsável pela execução das ações de acordo com o plano. Ao todo, 35 instituições integram o Comitê Estadual de Mobilização juntamente ao Executivo estadual no desenvolvimento das ações nos municípios.
Além das assinaturas, a SES/MS também apresenta o novo sistema de registro de informações epidemiológicas ‘E-visita’. O sistema é uma atualização do aplicativo ‘E-endemias’, que será utilizado em smartphones que serão entregues aos agentes de endemias de Mato Grosso do Sul. Com o aplicativo, as informações registradas a cada visita dos agentes são enviadas on-line para a Sala Estadual de Situação, onde são desenvolvidas as estratégias para combate ao vetor.
Estão previstas também a entrega de 79 computadores que auxiliarão os municípios no registro de informações epidemiológicas para o desenvolvimento de estratégias no combate ao vetor, além da entrega 2 mil bolsas completas, 5 mil uniformes e 2 mil smartphones para os agentes de endemias.