Durante os três anos de implementação do Curso AJA-MS – implantado em 2015 – foram atendidos mais de nove mil estudantes no Estado. Eles se beneficiam da oferta de uma proposta pedagógica adequada à sua idade, atendendo às especificidades da faixa etária de 15 a 17 anos. Os resultados, segundo informa a secretária estadual de Educação, Cecília Motta, têm sido muito satisfatórios.
O curso promove a aprendizagem por meio dos princípios do acolhimento, do protagonismo juvenil, do diálogo recíproco, da pesquisa científica e a formação cidadã, na conclusão do ensino fundamental. O AJA conta com a presença de uma equipe multidisciplinar, composta por coordenador, assessor e psicólogo escolar, que ao lado da gestão cria um ambiente escolar propício para o desenvolvimento integral e integrado dos estudantes. Um dos ganhos é a garantia de permanência e continuidade no processo de escolarização, dando um novo significado às relações entre escola, sociedade, ciência e o mundo do trabalho.
Esse processo, diz a secretária, fortalece a rede de assistência junto aos órgãos de justiça, os atendimentos sociais e de garantia de direitos por meio do Conselho Tutelar e demais instituições que atuam dando suporte social e atenção aos adolescentes. O AJA está presente em 50 escolas de 42 municípios, dando cobertura a 4.736 estudantes. No próximo ano essa cobertura será maior, com a inclusão de mais oito municípios, o que enseja a política de expansão do curso à quase totalidade da demanda de Mato Grosso do Sul, além de expandir a oferta para o ensino médio.
Para compartilhar as experiências de sucesso nestes três anos, a equipe do AJA-MS, a convite do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), participará de uma roda de conversa compartilhando as experiências do Projeto. Os objetivos incluem a construção e o aprimoramento de materiais e guias de promoção de Trajetórias e Sucesso Escolar que servirão de apoio a 1.850 municípios e 10 capitais assinalados com o selo Unicef.