Com informações sobre a alta resolutividade de gerenciamento e serviços de seu congênere de Mato Grosso do Sul, o Tribunal de Contas de São Paulo enviou equipe técnica para conhecer nos detalhes como funcionam as ferramentas implementadas na gestão do atual presidente da Corte, o conselheiro Waldir Neves Barbosa. A visita dos técnicos paulistas, no dia 20 deste mês, incluiu a demonstração de trabalho do e-CJUR, que é o cadastro eletrônico do jurisdicionado; um dos bancos de dados do E-Extrator, que conjuga a Extração de dados dos jurisdicionados com a Inteligência Artificial (Analytics), ferramenta BI; e o Gerenciamento de Riscos, com o objetivo de alcançar a efetividade.
Sérgio Minoru Fukaya, agente fiscal de TI; Erik Draganov Santos, agente de fiscalização de TI; Sandra Maia de Souza, gestora; e José Ricardo Vaz, diretor de sistemas, foram recebidos pelo diretor de gestão e modernização do TCE-MS, Douglas Avedikian, que abriu a apresentação mostrando a metodologia do E-Extrator e os bancos de dados possíveis da extração. Posteriormente foi explanado o funcionamento do e-CJUR, a porta de entrada para que o gestor e sua equipe passem a ser reconhecidos pelo TCE-MS nos cumprimentos de direitos e deveres como responsáveis tanto na prestação de contas como no acesso aos sistemas.
As novas ferramentas eletrônicas são o resultado de um esforço da atual gestão compartilhada do TCE-MS, presidida pelo conselheiro Waldir Neves, que assumiu o compromisso de modernizar a Corte de Contas do Estado, que trabalha para oferecer ainda mais agilidade, segurança e transparência no controle da aplicação do dinheiro público. O E-CJUR é uma plataforma de Cadastro Digital para os jurisdicionados com objetivo de acesso a todos os sistemas do TCE-MS através de assinatura eletrônica com certificação assegurando, desta forma, a veracidade de quem acessa os sistemas e envia os documentos.
VALORIZAÇÃO
O curso ‘Gestão de Recursos Humanos na Administração Municipal – Planos de Carreira e Remuneração (módulo II)’ ministrado pela secretária-executiva da Corregedoria do TCE-MS, Maria da Glória Gonçalves Nogueira, teve como proposta capacitar servidores municipais para atuar na elaboração de planos de cargos, carreiras e remuneração.
Entre os temas estavam Regime Remuneratório Constitucional, Estrutura remuneratória na Administração Pública, Planejamento de elaboração do Plano de Carreiras, Métodos de Avaliação de Cargos, Análise de cargos e funções, Planejamento de Carreiras, Políticas Salarial e de Gestão de Carreiras. Maria da Glória ressalta a importância de promover a ascensão dentro da administração pública. “O servidor precisa ver futuro e a hora certa de pensar nisso é quando se inicia a carreira, escolhendo o concurso que ofereça mais oportunidades para se crescer. Por isso um plano precisa estar bem elaborado com modalidades de progressão funcional, oportunidades através de méritos, promoções funcionais, verticais e horizontais”, sublinhou.