Para melhorar a competitividade de alunos das escolas públicas e particulares que disputam classificação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Prefeitura de Campo Grande e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizaram uma importante atividade no dia 25 deste mês. Mais de 600 estudantes participaram de uma oficina com a professora Dad Squarisi, uma das maiores especialistas em redação do Enem. O encontro, denominado ‘Saberes em Ação’, foi aberto pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD).
A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude representa a Prefeitura na parceria com a UCDB e garantiu que centenas de alunos da Rede Estadual de Ensino pudessem participar do encontro, sem custo. O Município colocou ônibus para fazer o transporte dos estudantes. Marquinhos Trad lembrou que, pela primeira vez, a administração municipal pôs em prática um projeto voltado à clientela das escolas públicas que estão se preparando para o vestibular.
Por meio do ‘Cursinho Levanta Juventude’, 200 jovens têm a oportunidade de participar de aulas ministradas por professores renomados, que ensinam técnicas e dão dicas para uma boa prova. “Em poucos meses de gestão já oferecemos aulões com professores renomados, para que os estudantes aprendam os macetes e se saiam bem nas provas”, comentou o prefeito. “Oferecemos as ferramentas para que alunos das escolas públicas tenham as mesmas condições para concorrer em igualdade com os estudantes das escolas particulares”, emendou.
SUCESSO
O subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Maicon Nogueira, também comemorou o sucesso do projeto. “Conseguimos essa parceria tão importante para os alunos das escolas públicas, para que possam ter oportunidades maiores de disputar de igual para igual. Estamos promovendo ainda aulões preparatórios para o Enem todos os sábados, abordando várias matérias, para os estudantes das escolas públicas”, informou.
A universidade criou essa feira, voltada para a interação entre estudos científicos, e oportunizou que estudantes do ensino médio, que estão se preparando para a prova nacional, recebam informações, dicas e orientações que possam contribuir com a melhoria das notas no exame. A oficina promoveu um fechamento de todo o conteúdo estudado e reforçou as orientações já conhecidas por todos. Para a professora Dad Squarisi, os estudantes não podem ter medo já que a redação busca um texto simples, mas que contenha todas as informações solicitadas.