Desde o dia 23 deste mês está disponível à sociedade o Portal da Transparência da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). Com isso, qualquer pessoa que tiver dúvidas sobre o funcionamento da empresa pode acessar com facilidade links que disponibilizam, por exemplo, informações de atos como contratos, licitações, balanço anual, salário de todos os funcionários e as operações de água e esgoto. O portal foi desenvolvido com apoio da Assessoria de Comunicação da Sanesul (Acom) e pela Gerência de Tecnologia da Informação (Geti), com aprovação da Controladoria-Geral do Estado.
Para o diretor-presidente da estatal Luiz Rocha, este é mais um avanço marcante que o governo de Reinaldo Azambuja (PSDB) assegura ao Estado. “Esse tipo de serviço não é novo, tem um precedente. A empresa já prestava as informações solicitadas pela população à Controladoria-Geral do Governo. Porém, com o Portal todos os interessados agora têm acesso de forma mais rápida e prática”, enfatizou;
“Essa é uma diretriz governamental, de uma gestão que tem demonstrado seguir essa linha de transparência. A Sanesul, por ser uma empresa pública, não poderia ficar fora disso”, reforçou Luiz Rocha. O diretor-presidente ressalta ainda que esse é mais um passo importante para a imagem da Sanesul.
“É importante dar essa transparência, pois proporciona mais confiabilidade às pessoas e na representação institucional da empresa com as prefeituras, câmaras municipais e com todos os nossos clientes. Quanto maior transparência você colocar, mais a imagem da Sanesul se solidifica perante a opinião pública”, disse.
Para o diretor administrativo e financeiro, André Luís Soukef, o portal mostra a eficiência e responsabilidade da Empresa de Saneamento. “Somos uma empresa da administração Indireta. Todas as informações são publicadas seguindo o regramento de transparência de empresas de sociedade de economia mista, bem como procedimentos de auditoria independente e publicação de todos os resultados. O portal é importante porque complementa e facilita tudo”, pontuou.