O lançamento do projeto ‘A Literatura Cura’, na manhã desta terça-feira (3), reuniu escritores, universitários, professores, colaboradores e diretores da Caixa de Assistência, no auditório do Hospital Cassems Campo Grande para um momento muito especial, a consolidação de mais uma iniciativa única de atendimento humanizado, que pretende de maneira personalizada, imprimir um contato mais afetuoso e próximo com os pacientes, através da confecção de poemas, histórias, contos e causos para todas as faixas etárias de pessoas internadas, seus acompanhantes e colaboradores.
De acordo com o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o momento foi emocionante, pois é a prova de que os sonhos que ele possuía desde que escolheu a saúde como campo de atuação são possíveis. “Todas as vezes que colocamos iniciativas como essa em prática, me emociono, pois sinto que estamos no caminho certo, oportunizando aos nossos pacientes momentos como esse, porque tenho certeza que o amor, o afeto e tudo que envolve o atendimento humanizado são processos essenciais para a cura”, disse.
O vice-presidente da Cassems, Ademir Cerri, que também é escritor e participou do lançamento, ressaltou o quanto acredita no poder da literatura no processo do tratamento dos pacientes. “A poesia, a leitura e os poemas sempre estiveram presentes em minha vida e ver esse projeto no nosso Hospital é um momento de muito orgulho e emoção. Tenho a certeza de que seguimos no rumo certo da humanização com carinho”, ressalta.
Para a escritora e mentora do projeto, Raquel Anderson, o lançamento é um marco e aumenta ainda mais a responsabilidade de fazer com que o projeto dê certo. “A literatura nos permite sonhar, criar e reconhecer que temos forças para aguentar momentos como o de passar por uma enfermidade, cuidar de um ente querido que está passando por essa situação ou até mesmo estar no dia a dia trabalhando com a dor do outro. Queremos mostrar que o afeto é o diferencial no tratamento dos pacientes do Hospital Cassems”, ressalta.
Emocionada por ter sido a primeira paciente a receber o carinho do Projeto ‘A Literatura Cura’, Isabel Cristina Brandão, que recentemente terminou o processo de Quimioterapia no Hospital Cassems, disse que guardará para a vida toda o delicado poema que recebeu e que te deu tanta força para seguir em frente. “Hoje tive a oportunidade de abraçar as pessoas que aprendi a amar no meu processo de tratamento, de agradecer o presidente Ricardo Ayache por esse Hospital maravilhoso, a Raquel e a Carol pelo carinho e, o principal, de me emocionar por saber que aqui eu fui amada desde a recepção, aos enfermeiros, aos médicos e que muito da minha cura tem a ver com isso”, conclui.
O projeto acontecerá duas vezes por semana, a escritora, Raquel Anderson, e a acadêmica, Carolinna Victório, serão as coordenadoras responsáveis por recolher os depoimentos e transforma-los em contos, poesia, livretos e assim por diante. O material será entregue aos pacientes dentro de caixas, frascos e outros recipientes do ambiente hospitalar, todos padronizados para isso. Além disso, o projeto também fará tardes de conto na pediatria, entre outras ações de atendimento humanizado.