Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (16), o deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), e supermercadistas de Mato Grosso do Sul e de outros Estados acompanharam um passo positivo do governo.
O presidente Michel Temer assinou decreto que reconhece os supermercados como atividade essencial. Com essa medida, o setor tem segurança jurídica para contratar empregados e negociar com prefeituras e sindicatos a abertura dos estabelecimentos aos domingos e feriados em todo país.
Para Marun, o decreto é mais um passo para a modernização da economia brasileira. “A medida melhora o ambiente de negócios, torna o segmento mais competitivo, ajuda no crescimento de empresas e gera mais empregos, além de beneficiar brasileiros, que muitas vezes, têm a necessidade de ir ao supermercado nos fins de semana e feriados”, enfatizou o deputado.
Após a cerimônia, Marun também elogiou as ações do governo, principalmente na área econômica. “Os resultados do comércio varejista, as oportunidades de emprego e a queda da inflação são exemplos de como o governo tem evoluído em tão pouco tempo”.
SETOR SUPERMERCADISTA
Os supermercados estão espalhados por todo o Brasil. São cerca de 89 mil estabelecimentos que empregam mais de 1,8 milhão de pessoas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os supermercados representam 83,7% da comercialização de produtos de primeira necessidade.
Marun ressalta a importância do decreto assinado pelo presidente Temer para o setor supermercadista. “Apesar de esta área ter evoluído desde seu surgimento, a legislação não acompanhou esse progresso. Por meio desta medida, a atividade será reconhecida pelo seu papel de aproximar o consumidor do desenvolvimento econômico e produtivo”, concluiu o deputado.