A bandeira tarifária de energia para o mês de julho é amarela, com acréscimo de R$ 2,00 a cada 100 (kWh) consumido. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração. Conforme o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação é de R$ 237,71/MWh.
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, incentivando os consumidores ao uso consciente da energia elétrica. Com as bandeiras, as pessoas podem controlar melhor seu consumo, adotar medidas de economia e usar a energia elétrica sem desperdício.
A bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz: é uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido. As bandeiras sinalizam, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que será cobrada dos consumidores. O funcionamento é simples: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica sem desperdício.
Com a bandeira indicando custo maior, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), conveniada à Aneel para fiscalizar os serviços em Mato Grosso do Sul, alerta que mais que nunca é preciso usar a energia de modo racional. Veja algumas dicas e economize.
CHUVEIRO ELÉTRICO
– Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos. Especialmente no inverno, quando muita gente usa a temperatura mais quente, não abuse no tempo do banho.
GELADEIRA
– Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário;
– Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções;
– Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira;
– Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não a utilizar para secar panos;
– Não forrar as prateleiras;
– Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente.
ILUMINAÇÃO
– Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras.
FERRO DE PASSAR
– Juntar roupas para passar de uma só vez;
– Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura;
– Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.
APARELHOS EM STAND-BY
– Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.