O posicionamento contundente da vice-governadora Rose Modesto (PSDB) tem sido um dos fatores de afirmação e fortalecimento de ações que tratem o esporte como um fator eficiente de promoção humana. Antes mesmo de ingressar na vida pública ela já atuava intensamente com demandas comunitárias na periferia de Campo Grande e tratava a cultura e o esporte como práticas inclusivas, na medida em que proporcionam opções saudáveis às populações mais vulneráveis, especialmente crianças e adolescentes.
Foi esse o viés que marcou a presença da vice-governadora durante a visita de Leonardo Piccianni, ministro do Esporte à cidade, no dia oito deste mês. Ela recebeu Piccianni para o Seminário de Elaboração do Sistema Municipal de Esporte e Lazer, na Câmara de Vereadores. Ao lado de Marcelo Miranda, diretor-presidente da Fundesporte (Fundação Estadual de Esporte e lazer), Rose defendeu as políticas de inclusão social que vêm sendo realizadas, mas advogou a ampliação dos investimentos e mais ampla articulação entre os poderes públicos e a sociedade.
Rose defendeu a criação de metodologias sistematizadas de funcionamento das políticas públicas de esporte. “Eu sei como o esporte transforma a vida das pessoas e sei o quanto é fundamental para o futuro das crianças e do nosso próprio País investir no acesso mais amplo possível da população às suas diversas modalidades”, afirmou. Para ela, existe uma expectativa acumulada por medidas que disseminem e conscientizem a construção e a utilização dos espaços públicos destinados a atividades de lazer, culturais e esportivas.
APOIO SOCIAL
Na terça-feira, 16, Rose e a primeira-dama Fátima Azambuja estiveram no emocionante ato de apresentação em homenagem às mães, protagonizado por mais de 400 crianças e adolescentes do programa Rede Solidária I e II, dos bairros Dom Antonio Barbosa e Jardim Noroeste. A vice-governadora também destacou a entrega, pelo governador Reinaldo Azambuja, de um acelerador nuclear ao Hospital do Câncer de Campo Grande. O aparelho permite dobrar de 50 para 100 o número de pacientes atendidos diariamente, em média, pelo estabelecimento.