Ao visitar as instalações do Instituto Médico-Odontológico Legal (Imol) para conhecer o lugar aonde será estruturada a “Sala Lilás”, o deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (PSDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, enalteceu a mobilização da sociedade, especialmente das mulheres e pessoas engajadas nas lutas pelos direitos humanos e afirmação de gênero. Uma proposta de sua autoria, a “Sala Lilás” do Imol será a primeira do gênero em Mato Grosso do Sul.
Em companhia da secretária estadual de Assistência Social, Elisa Cleia, e da subsecretária de Políticas para as Mulheres, Luciana Azambuja, Rinaldo elogiou a estrutura que está sendo preparada no IMOL para oferecer assistência profissional e social adequada às vítimas de violência.
A primeira “Sala Lilás” do Brasil foi estabelecida no Instituto Geral de Perícias (IGP) de Porto Alegre/RS com o objetivo de oferecer atendimento especializado à mulher vítima de violência. Conforme Luciana Azambuja, “a Sala Lilás em Campo Grande só foi possível graças a uma parceria eficiente: o deputado Professor Rinaldo encaminhou uma emenda parlamentar de R$ 20 mil para a compra de equipamentos, a Secretaria de Segurança (Sejusp), que comanda a reforma no Imol, e a Secretaria de Assistência Social (Sedhast), que também contribuirá com a estrutura do serviço”.
A estrutura do IMOL para atender as mulheres vítimas de violência contará com uma recepção separada da recepção comum, brinquedoteca para crianças que acompanham as mães durante o atendimento e consultórios reservados, para que a mulher não tenha que passar pelo constrangimento de encontrar o agressor. “Muitas vezes as mulheres sofrem grande constrangimento quando vão fazer o exame de corpo de delito. A Sala Lilás será um local seguro e reservado para esse tipo de atendimento”, assegurou.