Uma das exigências mais contundentes dos usuários de transporte coletivo em Campo Grande está começando a ser atendida: a renovação da frota de ônibus. Os dois segmentos responsáveis pelo sistema – a concessionária Consórcio Guaicurus e a Prefeitura – fizeram a entrega de 30 veículos novos para rodar nas linhas que servem à população. Três são equipados com ar-condicionado e dois têm climatizadores.
No entanto, este é apenas o começo de uma série de investimentos que a iniciativa privada faz no setor, com atenção à prioridade que o poder público definiu entre as aspirações básicas dos campo-grandenses. O prefeito Marquinhos Trad (PSD), o presidente do Consórcio Guaicurus, João Resende, entre outras autoridades, destacaram o alcance social do investimento. E o presidente da Câmara de Vereadores, João Rocha (PSDB), foi elogiado pelo papel que ele e a Casa exerceram na busca de conquistas como esta.
“Esse é um momento de reafirmação daqueles que cumprem o que falam. Da frota entregue hoje, 10% estão equipados com ar condicionado. É pouco, mas é o começo da melhoria no transporte coletivo. Damos o primeiro passo hoje. Até o final de nosso mandato, novos ônibus virão equipados com ar condicionado”, assinalou Marquinhos. Desde 2012 não havia renovação da frota do transporte coletivo de Campo Grande.
CONTRA A CRISE
Para Resende, cumpre-se mais um passo da filosofia empresarial de contribuir com o desenvolvimento: “Apesar da crise que acontece em Campo Grande e em todo o país, a frota está sendo renovada. Esses ônibus são novos, modernos e fazem economia de combustível, o que é ecologicamente correto. Vamos continuar trabalhando para ampliar e modernizar a frota, dando mais conforto aos passageiros. Hoje entregamos 30 veículos, 22 já estão rodando e mais 39 devem ser entregues até à primeira quinzena de maio.”, anunciou.
Campo Grande tem uma frota de 585 veículos com idade média de sete anos. Com os novos ônibus, a idade média baixa para 4,9 anos. Pelo contrato, a idade da frota de ônibus está estipulada em cinco anos. O Consórcio Guaicurus investiu R$ 26 milhões na compra dos 91 ônibus, recurso de um financiamento obtido junto ao BNDES. João Rocha enalteceu o arrojo do empresariado e todo o empenho do prefeito nesta solução. “A Câmara estará sempre pronta para contribuir com essas iniciativas que focalizam o bem-estar das pessoas e o progresso da cidade”, acentuou.
Janine de Lima Bruno, diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), e os diversos líderes comunitários que participaram do ato, ressaltaram a importância dos serviços que transportam centenas de milhares de trabalhadores e estudantes todos os dias. E o prefeito também citou as melhorias nos terminais de transbordo e o apoio da Câmara para medidas como prorrogar a cobrança do ISSQN por mais seis meses. Com esses recursos os banheiros e demais instalações dos terminais serão reformados e mais de 100 pontos cobertos instalados.