‘O Cotidiano do Gestor: Desafios e Possibilidades’ foi o tema do 13º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul, realizado no auditório da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), do qual o presidente Junior Mochi (PMDB) representou a Assembleia Legislativa.
Em seu discurso, Mochi destacou que é preciso superar desafios para gerir a pasta da Educação nesse momento de crise do país. “Fui prefeito por oito anos e sei das responsabilidades e problemas que permeiam a gestão, sei que não são poucos, mas não há melhor forma de enfrentá-los senão com o diálogo. Por isso a importância desse Fórum, que permite isso, pois não há melhor regime do que a democracia, mas para mantê-la é preciso paciência e jogo aberto, ouvir as diversas opiniões e entender que há questões que podem ou não ser atendidas. Hoje temos que primar pela eficiência e buscar a reflexão da sociedade que temos e a da que queremos ter”, discursou o presidente.
O encontro foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime-MS) e teve continuidade para a eleição da nova diretoria do biênio 2017-2019. A atual presidente da Undime-MS e vice-presidente da Undime Nacional, Manoelina Martins Cabral, agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa em todas as bandeiras da Educação.
“Precisamos da política para gerir e cumprir as metas de cada gestão. Temos ainda muitos pleitos como a adequação dos planos de cargos e carreiras municipais, o piso dos professores, a hora-atividade, enfim, e a Undime luta pela união e articulação dos secretários para fortalecer ainda mais a Educação”, explicou Manoelina.
A secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, ponderou que os desafios são muito maiores que as possibilidades, mas que com “a criatividade e a boa vontade dos gestores é possível angariar muitas conquistas”. Cheila Vendrami, diretora da Escola do Legislativo Ramez Tebet, da Assembleia Legislativa, parabenizou a iniciativa da Undime-MS.
“O encontro permite que os secretários que estão há mais tempo na pasta dividam a experiência com os mais jovens e que possam tornar as secretarias mais eficazes”, finalizou.
ACESSIBILIDADE
Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade durante da Ordem do Dia desta quinta-feira, o Projeto de Lei (PL) 219/2016, que determina que os novos projetos de parques, praças e locais públicos destinados ao lazer, que forem realizados por meio de convênios com o Poder Público Estadual ou Municipal, tenham acessibilidade para pessoas com deficiência. O projeto foi aprovado em segunda discussão e segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), para então se tornar lei.
A proposta é de autoria da deputada Antonieta Amorim (PMDB) e determina que os novos espaços desportivos possuam academia ao ar livre, com aparelhos adaptados que atendam também aos idosos, além de um jardim sensorial, que será “um espaço terapêutico e de inclusão social que estimula os cinco sentidos”.
PESCA PROIBIDA
Os deputados também aprovaram o PL 237/2016, do deputado estadual Beto Pereira (PSDB), que trata sobre a proibição da captura, do embarque, do transporte, da comercialização, do processamento e da industrialização da espécie Salminus brasiliensis ou Salminus maxillosus, conhecido como peixe Dourado. Se virar lei, somente será permitida a modalidade “pesque e solte” em Mato Grosso do Sul.
A proposta foi aprovada em primeira discussão, que considera a constitucionalidade da matéria e traz o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa. O PL foi aprovado com a emenda substitutiva integral que determina multas e segue para análise das comissões de mérito da Casa de Leis, para então ser votado em segunda discussão.