Os programas socioambientais da Águas Guariroba atenderam mais de 21 mil pessoas em 2016. O balanço da concessionária reúne estudantes, representantes das comunidades, professores e famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na Tarifa Social neste ano. Somente o Programa Saúde Nota 10, que leva educação ambiental e teatro para as escolas, atendeu mais de 18 mil alunos de 48 escolas da Capital.
A Tarifa Social, programa da concessionária que oferece desconto de 50% nas contas de água e esgoto de famílias de baixa renda, cadastrou mais de 1.300 novos beneficiados em 2016. O Programa Afluentes, destinado a atender lideranças comunitárias, estreitando a relação entre empresa e comunidade, atendeu 602 pessoas só em visitas realizadas à concessionária. Nestas reuniões, além de conhecer os bastidores do saneamento na cidade, os representantes comunitários podem tirar dúvidas sobre os serviços da empresa.
No Curso das Águas, ação que abre as portas da concessionária para estudantes e outros grupos, cerca de 1.100 pessoas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as ações realizadas pela Águas Guariroba para ser referência em saneamento básico no país. Outro programa socioambiental é o Sanear é Viver, que teve a adesão de 122 professores de educação física que produziram planos de aula abordando os temas água, esgoto, saúde e meio ambiente.
De acordo com o coordenador de projetos sociais da Águas Guariroba, Willian Carvalho, os programas colocados em prática pela empresa contribuem para a criação de um importante vínculo entre a concessionária e a população, que ganha voz e se informa sobre a importância do saneamento para a vida das pessoas.
“Além de aproximar população e empresa, estamos levando educação ambiental para todas as idades e público. Atendemos e levamos informação sobre saneamento básico desde a criança que assiste ao teatro da Guaribinha na escola ao idoso que visita a empresa e vem tirar dúvidas. Cumprimos importantes metas em 2016 e planejamos acrescentar algumas atividades para o ano que vem para impactar ainda mais pessoas”, avaliou Willian.