O restaurante Sabor em Ilhas, de Campo Grande, foi o grande vencedor estadual do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para as Micro e Pequenas Empresas – e irá representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional em Brasília no próximo ano.
A festa de premiação foi realizada na noite desta terça-feira, 6 de dezembro, na sede do Sebrae na Capital. Foram reconhecidos também o Buraco das Araras, de Jardim, finalista da Categoria Serviços; e a empresa SIGO Procedimentos Homeopáticos, de Campo Grande, finalista na categoria Indústria.
“A excelência é um alvo móvel e este prêmio demonstra que a gestão profissional, comprometida com o cliente, é o melhor negócio. Ficamos felizes de ver empresas dispostas a melhorar”, afirma Edison Araújo, presidente do Conselho Superior do MS Competitivo, da Fecomércio-MS e do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae.
O MPE Brasil é promovido nacionalmente pelo Sebrae, o Movimento Brasil Competitivo (MBC), e o Grupo Gerdau. Em âmbito estadual, também conta com a realização do PROPEQ (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios), do Governo do Estado de MS. A iniciativa tem apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e apoio institucional da Rede QPC (Qualidade, Produtividade e Competitividade).
“A gente já tinha regras e práticas internas; então, formalizamos este desenvolvimento organizacional. Bom saber que estamos no caminho certo. Esse é só o primeiro passo”, ressalta Erika Ishikawa Katayama, empresária e chefe de cozinha do restaurante Sabor em Ilhas. Ela agradeceu à equipe e destacou que, mesmo durante a crise financeira do país, a direção decidiu investir no local. “Com isso, fidelizamos nossos clientes e angariamos outros mais”.
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Além de reconhecer o trabalho de pequenos negócios, que passam por avaliação e debatem diversos processos internos de gestão, o MPE Brasil possui como objetivo principal implementar melhorias e aumentar a competitividade dos pequenos negócios no mercado.
São avaliados as características do comportamento empreendedor e oito critérios de gestão com base no MEG (Modelo de Excelência em Gestão) da FNQ: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos; resultados.
Na edição deste ano, 68.898 micros e pequenas empresas de todo país se candidataram ao prêmio. Em Mato Grosso do Sul, mais de mil pequenos negócios se inscreveram para o ciclo.