No evento, o Prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka, reconheceu a importância do Encontro enfatizando o trabalho pedagógico que o Tribunal de Contas vem desenvolvendo na gestão do Conselheiro Waldir Neves. “São vários cursos e palestras com a finalidade de orientar os gestores e isso faz a diferença, principalmente para as pequenas Prefeituras e Câmaras”, destacou o prefeito.
Para o secretário de Planejamento e Controle de Nova Andradina, Renato Pires da Silva Filho, o Encontro representou um dia histórico para os controladores que atuam nos municípios do Estado. “Estamos criando nosso espaço, fortalecendo tecnicamente nossos profissionais, incorporando novas tecnologias, além de criar uma rede que troca experiências e busca a formação continuada”, frisou o gestor, elencando parcerias com prefeituras, universidades, o Tribunal de Contas do Estado para a realização de cursos técnicos e a oferta de mestrado profissional na área.
O diretor do TCE-MS, Eduardo Dionízio, destacou ainda que a implementação do sistema de controle interno é uma obrigação constitucional e legal, e ressaltou um ponto positivo para aqueles que já estão em conformidade com a legislação: “Os municípios que possuem uma controladoria atuante, tem encontrado mais facilidade em atender as normas de fiscalização do controle externo exercido pelo Tribunal de Contas”.
Eduardo Dionízio reforçou ainda que, por determinação do presidente conselheiro Waldir Neves, o Tribunal de Contas dará todo o apoio necessário às Prefeituras e Câmaras Municipais para implementar seus controles internos. Para isso a Corte de Contas criou um setor específico com esta finalidade de auxiliar aos gestores públicos. (Assessoria)