A prefeitura de Corumbá e o 6º Distrito Naval da Marinha iniciam nesta quarta-feira, 20, a quinta edição do ano do programa social Povo das Águas. Desta vez, os trabalhos serão desenvolvidos na região do alto Pantanal (norte do município), em atendimento às mais de 200 famílias residentes até o Rio São Lourenço, na divisa com Mato Grosso.
O atendimento médico-odontológico será no período de 22 a 27 deste mês, com apoio do Navio Hospitalar Tenente Maximiano, da Marinha, que conta com toda infraestrutura ambulatorial. Os serviços serão iniciados pelo Rio São Lourenço, região de influência da Serra do Amolar e Parque Nacional do Pantanal, distante 240 km por água de Corumbá, e descerá o Rio Paraguai.
A ação se iniciará nas comunidades dos portos Novo Horizonte do Sr. Godói; Mangueiral e Andorinha, das 8 às 12 horas. O atendimento por médicos e enfermeiros da prefeitura e da Marinha se concentrará no Porto Mangueiral e uma equipe será deslocada até o Novo Horizonte.
No dia 23, o atendimento acontece nas regiões da Barra do São Lourenço e no Amolar, (na Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança (Extensão São Lourenço), das 8 às 11 horas, e na região do Porto Chané, no Porto São Pedro, das 15 às 17 horas.
No dia 24, serão atendidas as famílias ribeirinhas das regiões de São Francisco, Mato Grande e Bonfim, no Porto São Francisco, das 8 às 11 horas. Uma equipe será deslocada até o Bonfim. Já na parte da tarde, a ação chega à região do Paraguai Mirim, onde o atendimento acontece na Escola Estadual do Paraguai Mirim, das 14 às 17 horas.
No dia 25, a ação será na região de Ilha Verde, das 7h30 às 9h30, no Porto Santa Catarina. Já das 14 às 17 horas, serão beneficiadas as famílias do Castelo, com atendimento no Porto do Zequinha.
No dia 26, o atendimento será na região0 de Domingo Ramos, com atendimento no Porto Maracangalha, das 8 às 12 horas. O encerramento será dia 27, no Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura, já próximo a Corumbá.