De 19 a 27 de julho do Sesc Corumbá recebe exposição sobre Martino Santaluce, um italiano que viveu na Cidade Branca no início do século XX e exerceu forte influência na arquitetura local. No dia 27, às 19h30, haverá uma edição especial do Café Literário, com lançamento do livro “Martino Santaluce”, assinado pelo neto, Martim Affonso Santa Lucci, que estará presente no avento.
A exposição de pertences do arquiteto disponibilizados por familiares poderá ser visitada das 13h às 22 horas. No Café Literário, que também é aberto ao público, estará o professor Dr. Walmir Batista Correa, membro da cadeira de número 17 da academia sul-mato-grossense de Letras e da professora Dra. Lúcia Salsa Batista Correa para uma breve explanação sobre a história, a cidade e o homenageado.
O livro foi prefaciado pelo aclamado escritor Abílio de Barros, também membro da Academia sul-mato-grossense de Letras.
Sobre Martino Santaluce
Dentre os projetos assinados por Martino Santaluce destaca-se a Casa Vasquez & Filhos, construída em 1909, hoje sede do Instituto Homem Pantaneiro (IHP). No andar térreo era um grande salão aberto, de pé-direito duplo, com um mezanino em uma das laterais, uma escada de madeira, que levava ao 2º andar, e uma divisória de madeira art-nouveu, provavelmente onde funcionava o Caixa da Casa Comissária. Os pilares são metálicos, estrutura independente, e fechamento com tijolo, elemento de construção não existente na região na época.
O local foi restaurado pelo Programa Monumenta em 2006. Antes da reforma sofreu depredações e processo de deterioração e infiltração, ao longo de décadas de abandono por antigos proprietários.
Arte da dança
Na última sexta-feira, o Sesc Corumbá promoveu mais um Conversation Club, oportunidade de afiar o inglês e conhecer outras vivências gratuitamente. Desta vez, o tema foi o Ballet Bolshoi.
“Decidimos homenagear, neste mês, a arte da dança, o casamento perfeito entre movimento, interpretação e música. O Ballet Bolshoi é uma das companhias de ballet e óperas mais importantes do mundo. E o Brasil foi contemplado com a Escola Teatro Ballet Bolshoi, único lugar do mundo a ter uma dissidência dessa grande companhia russa desde o século XVIII”, diz a gerente da unidade, Thayná Cambará.
O Festival de ballet de Joinville (PR) será realizado de 22 de julho a 1º de agosto. O Conversation Club é oportunidade para debater, em inglês, temas relacionados à cultura, afiando o idioma. “Em nossos debates todas as manifestações artísticas serão abordadas: cinema, dança, música, literatura, cultura popular, entre outros”, complementa Thayná.
As edições no Sesc Corumbá serão sempre às primeiras sextas-feiras de cada mês, no mesmo horário. A atividade do Sesc Corumbá será na rua 13 de junho, 1703, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 99828-5886. (Assessoria)