A conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) Marisa Serrano, e diretora da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) esteve na semana passada em Brasília, no Instituto Serzedello Corrêa acompanhada do diretor de Gestão e Modernização do Tribunal, Douglas Avedikian e da servidora Viviane Amendola da Motta, da Coordenadoria do Núcleo de Pesquisa da Escoex, para a 2ª Reunião do Grupo de Trabalho da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e do Instituto Rui Barbosa (IRB), para demonstração do programa de informática desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que permite o acompanhamento da demanda real por docentes, apresentado por Sérgio Souza.
De acordo com a conselheira Marisa Serrano a Rede de Assistência desenvolvida pelo Ministério da Educação, na apresentação feita por Geraldo Grossi, ficou clara a intenção e objetivo do sistema, que é o de auxiliar os municípios a realizarem o acompanhamento e monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE). Ela lembra, que neste sábado, dia 25 de junho, o Plano Nacional de Educação completa dois anos, e que “apesar do esforço e trabalho realizado até aqui, muito ainda, há de ser feito por todos para atingir as metas estabelecidas”, observa.
O Grupo de Trabalho foi criado para propor medidas para implementação do Acordo de Cooperação firmado com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, tendo também como missão, as diretrizes traçadas na Resolução Atricon nº 3/2015, “e o objetivo de se avaliar a qualidade do gasto em educação, o que o TCE/MS já vem fazendo”, destaca a conselheira.
Participaram da Reunião os integrantes do Grupo de Trabalho pela Atricon: conselheiro Cláudio Couto Terrão (TCE/MG); a conselheira Marisa Serrano (TCE-MS) e a procuradora de Contas Élida Graziane Pinto (MPC/TCE/SP). Pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), participaram: o conselheiro Cezar Miola (TCE/RS), a conselheira Naluh Maria Lima Gouveia (Presidente do TCE-AC); a procuradora de Contas Cristina Andrade Melo (MPC/TCE/MG); e a auditora Pública Externa, Viviane Pereira Grosser (TCE-RS). (Assessoria)