Movimentos de Campo Grande favoráveis ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) pressionarão o TCU (Tribunal de Contas da União), nesta quinta-feira (26), para que as contas de 2015 do governo federal sejam reprovadas.
Será feita uma manifestação em frente à unidade do tribunal, localizado na Rua da Paz, aqui na Capital, a partir das 17h30, denominada “O enterro da impunidade”. Os participantes irão protestar de diversas formas, inclusive com encenações. Outros levarão cartazes e faixas, além de utilizarem velas para escreverem “Reprova TCU” no chão, entre outras ações.
Entenda o ato
A votação do TCU sobre as contas de 2015 do governo federal deve ocorrer no dia 15 de junho. Na sessão, o tribunal analisará as mesmas irregularidades apontadas no pedido que baseia o impeachment de Dilma. O entendimento, inclusive, pode influenciar o parecer final do Senado sobre a deposição da petista.
Como base do manifesto, é válido relembrar que a presidente afastada é acusada de cometer crimes de responsabilidade por improbidade nas contas de 2015, que ainda não passaram pelo crivo do TCU; a edição de decretos que autorizam a ampliação de gastos sem a autorização do Poder Legislativo, e as ‘pedalas fiscais’, que consistiram em atrasar repasses para o Banco do Brasil pagar despesas do Plano Safra, programa que subsidia a agricultura brasileira.
Portanto, os movimentos da sociedade em todo o País que levaram milhares de pessoas às ruas, unidos em suas ações e reivindicações, pedem que o TCU seja coerente e reprove as contas do ano passado, como fizeram com as referentes a 2014. (Assessoria)