A secretaria estadual de Educação (SED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul (Undime), lançou em Campo Grande a Rede de Assistência aos Planos de Carreira e Remuneração.
“Um bom plano de carreira, um profissional que está satisfeito com seu plano de carreira, que optou pelo magistério por amor e pela competência, é meio caminho andado para que a gente consiga uma sociedade melhor, com estudantes evoluindo cada vez mais”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, durante solenidade de abertura.
A rede, segundo a secretaria, planejará as ações e orientará os municípios de Mato Grosso do Sul na adequação ou elaboração dos planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação, em cumprimento integral da meta 18 do Plano Nacional de Educação.
Para isso, o MEC, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Undime, disponibilizou orientadores e colaboradores para auxiliarem estados e municípios no cumprimento das normas legais. Em Mato Grosso do Sul, SED e Undime/MS integram a Rede de Assistência para auxiliar dirigentes na discussão e estudo, visando estruturar uma carreira fortalecida e atrativa.
Para orientar os trabalhos, o evento contou com palestra do representante da Diretoria de Valorização dos Profissionais de Educação/SASE/MEC, Edilson Pedro Spenthof. O MEC criou uma série de instrumentos que visam dar suporte a estados e municípios nesta tarefa.
“São instrumentos tecnológicos, como um sistema que faz a gestão de um plano de carreira e oferece algumas ferramentas para que o gestor possa, a partir de um diagnóstico que ele faz, tomar a decisão de elaboração de um plano de cargos e carreiras, mas vislumbrando os impactos”, explicou a secretaria Maria Cecília Motta. (Assessoria)