O turismo brasileiro cresceu muito nos últimos anos. De acordo com o Ministério do Turismo, apenas em 2013 o país recebeu 5,8 milhões de turistas estrangeiros, além de ter um financiamento de R$ 13,5 bilhões de instituições federais, ajudando a desenvolver os principais fatores do setor.
Nos últimos anos, com a crise e a alta do dólar, brasileiros têm pensado duas vezes antes de adquirir um pacote de viagem, preferindo optar por destinos nacionais.
Apenas nos três primeiros meses de 2016, segundo a agência de viagens ViajaNet, entre os 10 destinos mais procurados pelos viajantes, 8 eram destinos dentro do Brasil.
As duas cidades internacionais que aparecem no ranking são Nova York, em 6º lugar, e Miami, em 7º. Os dois destinos norte-americanos são conhecidos principalmente por serem um recanto de compras para os turistas brasileiros.
Turistas brasileiros escolhem o calor
As duas cidades mais buscadas dentro do país são Recife e Salvador, respectivamente. O principal motivo que leva os turistas a buscarem essas capitais é a estabilidade do clima. São cidades litorâneas que oferecem altas temperaturas durante o ano todo.
Em seguida, aparecem na lista São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Maceió e Brasília. Para Gustavo Mariotto, gerente do ViajaNet, o aumento se deu graças às diversas oportunidades que companhias aéreas e outros empreendimentos de turismo têm oferecido para que o setor continue aquecido, além do preço do dólar não ter tanta influência sobre os destinos nacionais.
“Os brasileiros, que começaram a viajar nos últimos anos, descobriram que é uma atividade que pode ser mantida, bastando procurar alternativas mais em conta”, diz Mariotto. Além das grandes capitais, cidades que ficam no entorno, e que possuem fácil acesso a estes aeroportos, também já receberam um aumento no número de visitantes brasileiros.