Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul vem a público esclarecer que a Prefeitura de Campo Grande decretou situação de emergência no dia 5 de dezembro de 2015 devido às fortes chuvas que atingiram a cidade e pediu reconhecimento do decreto direto ao Governo Federal, que indeferiu o pedido em 28 de março.
Em nenhum momento o órgão de Defesa Civil Municipal procurou o Governo do Estado para reconhecimento da condição. O Governo do Estado não pode homologar pedido que não recebeu. Portanto, são inverídicas as informações repassadas à imprensa, por parte da Prefeitura de Campo Grande, de que o Governo Estadual não homologou o pedido de situação de emergência.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul reitera que está à disposição das 79 prefeituras municipais e que concede apoio técnico para construção de reconsideração de ato para que a Prefeitura de Campo Grande envie à União o pedido de reconhecimento da situação de emergência decretada a nível municipal. (Assessoria)