A pedra fundamental do Hospital da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) de Corumbá, será lançada na quarta-feira, 30, com a presença do prefeito Paulo Duarte, e do presidente da Cassems, Ricardo Ayache.
A cerimônia marca a colocação da primeira pedra acima da fundação da construção e vai ser realizada no campo de obras do hospital, na Rua Monte Castelo, no bairro Popular Velha. Além do lançamento da pedra fundamental, acontece também o enterramento da cápsula do tempo, onde será colocada a ata de construção da Cassems, a planta do hospital, jornais e moedas atuais.
O terreno foi doado pela Prefeitura de Corumbá, por decisão do prefeito Paulo Duarte, após aprovação na Câmara de Vereadores, repassado oficialmente à Cassems no final de 2015, por meio da Lei nº 2.528.
Referência na região, o hospital terá ainda 03 salas cirúrgicas, Pronto Atendimento 24 horas e um Centro de Diagnóstico por imagem e laboratório de análises clínicas, além de três recepções, uma para o Centro de Diagnóstico, outra para o Pronto Atendimento e ainda uma que atenderá o ambulatório médico e a Unidade Regional da Cassems, que será integrada ao prédio com a parte administrativa, 05 consultórios ambulatoriais e 02 consultórios odontológicos. Com um projeto moderno, o Hospital contará ainda com área de apoio incluindo lavanderia, rouparia, farmácia, almoxarifado, cozinha, refeitório, lanchonete, área de limpeza e administrativas, Central de Gases medicinais e subestação elétrica com sistema de geradores de energia.
Para Duarte, o hospital será um “marco na história da cidade”, resultado de uma importante parceria estabelecida pela Prefeitura com a entidade. Na sua opinião é fundamental manter um “bom relacionamento com as pessoas e instituições dispostas a colaborar com o desenvolvimento de Corumbá, e a Cassems tem sido uma importante parceira do Município, principalmente dos servidores públicos”, reforçou.
Ricardo Ayache ressalta que a doação da área “foi de fundamental importância. Isso viabilizou a idealização e implantação de todo esse projeto”. O hospital terá uma ampla e moderna estrutura para atender os mais de 10 mil conveniados na região, além de permitir convênios para atendimento de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
A área onde a unidade hospitalar será construída conta com mais de 5,5 mil metros quadrados. O prédio ficará localizado em uma região de fácil acesso, tanto para os moradores da parte alta como da parte baixa da cidade.
As obras da construção começam ainda no primeiro semestre de 2016 e, quando pronto, a Unidade Hospitalar Cassems de Corumbá oferecerá aos funcionários da região do Pantanal 20 leitos de internação, sendo 02 masculinos, 02 femininos e 02 infantis, além de um leito de isolamento. No setor de pronto atendimento, serão mais 06 leitos de observação adulto e infantil e um de isolamento. (Assessoria)