O Partido da República (PR) oficializou a filiação do empresário e presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Marcolino Longen, em uma cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (28/03), em Campo Grande. O empresário é um dos nomes fortes como pré-candidato a prefeito da Capital, mas garantiu que a filiação é apenas o primeiro passo para contribuir com o projeto político republicano.
“Ao escolher o PR, que é conduzido pelo amigo Paulo Corrêa no municipal e que tem o deputado Londres com sua experiência, eu espero contribuir. O PR nacional tem um projeto chamado PR 22 e nós acreditamos que esse projeto pode evoluir, mas é preciso que as discussões avancem. Temos que construir etapas e a primeira é sentar à mesa. É nessa direção que estou trabalhando. Depois vamos discutir politicamente o que o partido pode contribuir e talvez até buscar uma candidatura”, explicou o novo republicano.
O presidente do Diretório Municipal do PR, deputado Paulo Corrêa, que fez o convite de filiação a Sérgio Longen, afirmou que a vontade do Partido é sim de que Longen seja pré-candidato.
“Estamos construindo uma nova realidade com esse projeto 22 e avaliando no Estado inteiro novas candidaturas. Não poderia ser diferente aqui em Campo Grande. Não estamos afirmando com toda certeza a pré-candidatura, mas estamos filiando uma pessoa muito importante, que está preparada para fazer uma política diferenciada e é isso que o Partido da República tem buscado. Nós temos um projeto político sim e queremos um prefeito que efetivamente possa trazer novos projetos para a nossa Capital para que possamos voltar a ter um Capital radiante”, garantiu Paulo Corrêa.
Empresário de sucesso
Atualmente o PR tem sete prefeitos em Mato Grosso do Sul e mais de 70 vereadores. Para as próximas eleições o objetivo é eleger mais republicanos, o que foi destaque na fala da deputada Grazielle Machado. “Temos um projeto partidário que é o projeto 22, um projeto diferenciado para Mato Grosso do Sul, embasado em uma administração com olhar para o futuro. Para ver renascer a cidade que eu nasci, vou trabalhar para que o Sérgio seja o nosso prefeito”, se adiantou.
Ao prestigiar o ato de filiação de Sérgio Longen, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Junior Mochi (PMDB), falou da contribuição do empresário para o Estado.
“Vim prestigiar a filiação partidária de um amigo, de um empresário de sucesso, um dirigente da Federação importante no cenário político e social do nosso Estado e que tem contribuído de forma efetiva com o seu trabalho para o desenvolvimento de Mato Groso do Sul. As pessoas têm que participar da vida política. Somente com a participação de pessoas de bem, compromissadas com a sociedade, com o desenvolvimento do nosso Estado, vamos mudar nossa realidade. A política de Mato Grosso do Sul ganha com a filiação do Sérgio Longen”, finalizou.
Representando o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o Secretário Estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, também congratulou Sérgio Longen pela decisão. “O Sérgio vem para somar muito em um momento crítico e espero que nós possamos também somar esforços no sentido de buscar sempre o melhor resultado para Campo Grande”, afirmou.
Já a deputada federal Tereza Cristina, que falou em nome da bancada federal, destacou a importância de novas pessoas no cenário político do Estado. “Eu acho muito bom que as pessoas da iniciativa privada, os empresários, filiem-se a partidos. A política está precisando disso. Todos os partidos estão hoje buscando bons nomes e é isso que nós temos que ter: gente que nos represente bem. Sabemos a dificuldade que é hoje. O Brasil esta sendo passado a limpo, mas nós precisamos mudar o que está aí, e mudar com pessoas novas”, ressaltou.
O ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Putinelli também participou do evento e em sua fala destacou o trabalho de Sérgio Longen na Federação das Indústrias. “O Sérgio Longen é um empresário que à frente da Fiems tem se revelado com uma boa política industrial para o Estado e é importante que novas lideranças oxigenem o meio político e se habilitem a candidaturas. Eu louvo a atitude do Sérgio Longen de filiar-se a um partido e emprestar seu nome e sua capacidade”, disse.
O ato de filiação contou com a presença dos deputados estaduais Mara Caseiro (PSDB); Onevan de Matos (PSDB); Beto Pereira (PSDB); dos prefeitos de São Gabriel do Oeste Adão Rolin (PR); Caracol ,Manoel Viais (PR); Anaurilândia, Vagner Guirado (PR); Corumbá, Paulo Duarte (PT); vice-prefeito de Terenos, Bira (PR); vereador de Campo Grande pelo PR, Dr Jamal; entre outras lideranças do Estado e representantes da classe empresarial. (Assessoria)