Parte das aves ainda estava viva quando os sacos de lixo foram encontrados. Alguns pombos foram achados mortos ou debilitados. A Polícia Civil investiga suspeita de maus-tratos às aves.

Cerca de 60 pombos, entre adultos e filhotes, foram encontrados dentro de sacos de lixo descartados em uma lixeira na região central de Maracaju, a aproximadamente 159 quilômetros de Campo Grande (MS).
Parte das aves ainda estava viva quando os sacos foram recolhidos pelo caminhão da coleta urbana, enquanto outras já haviam morrido ou apresentavam sinais de debilidade.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 7h30 da manhã de quarta-feira (12/08), após uma denúncia sobre animais abandonados na lixeira de um prédio.
Quando os policiais chegaram ao endereço, o caminhão responsável pela coleta já havia retirado os sacos. Durante a apuração inicial, a equipe recebeu informações de que parte dos pombos teria sido colocada no lixo ainda viva.
As condições em que os animais foram acondicionados teriam provocado sofrimento, falta de ar e, em alguns casos, a morte das aves.
Fotografias e vídeos foram feitos pelos policiais e anexados ao boletim de ocorrência. O material foi encaminhado à Polícia Civil, que deverá investigar quem colocou os animais nos sacos e realizou o descarte. Até o momento, nenhum responsável foi identificado.
As aves sobreviventes ficaram sob responsabilidade da Sedema (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), que deve adotar as providências necessárias em relação aos animais.
A síndica do prédio onde ficava a lixeira também foi comunicada sobre a ocorrência. O caso foi registrado como suspeita de maus-tratos contra animais e segue sob investigação da Polícia Civil. A apuração deverá esclarecer a origem dos pombos, as circunstâncias do descarte e a eventual responsabilidade pelo crime.








