Diretor-presidente da Agems assegura que todos ganham com o modelo de gestão da reguladora.

Em entrevista para o Programa “Tribuna Livre’, da Rádio Capital FM, o diretor-presidente da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), Carlos Alberto de Assis, descreveu o planejamento, a execução e os resultados que ilustram o êxito de sua gestão, classificada como um modelo de excelência para as atribuições da reguladora.
Ele disse que a responsabilidade com o bem-estar coletivo, o olhar no futuro, a organização, a modernidade e a segurança jurídica, tudo isso lastreado pelo trabalho de equipe, são decisivos para os bons resultados que a agência vem alcançando. “Com regras claras, previsibilidade e os contratos bem estruturados, criamos um ambiente seguro para atrair os investimentos, qualificar os serviços e garantir melhorias reais para a população”, definiu.
Para Assis, é essencial a visão de longo prazo. “Gestores passam, contratos ficam, precisam ser bem feitos, equilibrados e acompanhados com responsabilidade ao longo de sua execução, muitas vezes por 30 anos”, explicou. “Nosso papel é garantir o equilíbrio, num modelo em que todos ganham: o investidor, com segurança para investir; a gestão pública, com eficiência e resultados; e as pessoas, que recebem serviços de maior qualidade e com continuidade”.
Governança
A regulação tem papel estratégico, sustenta o desenvolvimento e transforma contratos em benefícios para a sociedade, conceitua.
Assis destacou que a governança técnica e o respeito aos contratos incentivam os investimentos vultosos em diversos segmentos, como o rodoviário, e garantem eficiência e a expansão em saneamento, gás e energia. “O pilar central é a segurança jurídica, um compromisso contratual do Estado e uma prática executada diariamente pela agência reguladora”, reforça.
O presidente elogiou os servidores. “Temos um corpo técnico especializado e uma atuação guiada para os resultados. A Agems trabalha para garantir que as vencedoras de concessões cumpram rigorosamente o que foi pactuado. E isto acontece oferecendo previsibilidade para quem investe e qualidade para quem utiliza os serviços”, enfatizou.






