Opinião pública reconhece trabalho dos deputados e liderança de Gerson Claro, que tem a melhor avaliação.

Um dos mais importantes e acompanhados aferidores da opinião pública em Mato Grosso do Sul, o Instituto Ranking Brasil Inteligência fez uma consulta para saber a quantas anda junto à população o trabalho da Assembleia Legislativa (Alems) e de seus 24 integrantes.
Após ouvir 3 mil homens e mulheres a partir dos 16 anos em 30 municípios, de 1º a 06 deste mês, o instituto divulgou os resultados.
O poder legislativo e seu presidente, deputado Gerson Claro (PP), saíram deste levantamento com elevados índices positivos. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.
Encomendada pelas Rádios Top FM, a pesquisa, a quarta realizada este ano, constatou que o desempenho da Alems tem a aprovação de 74% dos sul-mato-grossenses, enquanto apenas 17% não aprovam e 09% não sabem ou não responderam.

“A Casa tem 24 deputados, são 24 homens e mulheres que se dão por inteiro às legítimas causas da sociedade” (Gerson Claro)
No mesmo plano de avaliação, 42% dos entrevistados afirmaram que a Assembleia Legislativa é boa ou ótima e 20% a classificaram de regular, 16% de ruim ou péssima e 22% não sabem ou não responderam. Na legislatura anterior, a Alems fechou o exercício com impressionantes números de atividades regimentais, que incluem projetos e proposições, votações, debates, audiência públicas e outros eventos com a assídua presença dos vários segmentos da sociedade.
Mandatos
Embora os 24 deputados acumulem nos seus registros de atuação iniciativas em quantidade e qualidade, o instituto quis saber como está a avaliação popular sobre cada um, indagando quem mais se destacou.
Mais uma vez, a exemplo da consulta anterior, Gerson Claro é o melhor avaliado. Ele recebeu 13% de indicações, seguido por Paulo Corrêa (PSDB), com 10,2%; Pedro Caravina (PSDB), com 7,1%; Lucas de Lima (PDT), com 6%; Coronel David (PL), com 5,8%; e Paulo Duarte (PSB), com 3,6%.
No caso de Gerson Claro, sua conduta no exercício da presidência vem sendo elogiada por lideranças e diversos segmentos da sociedade. Estreante na vida pública de mandatos (foi eleito deputado em 2022), ele firmou-se como uma das principais revelações da nova geração política. E já na chegada foi eleito presidente da Casa, que significa lidar o tempo todo com pensamentos conflitantes, comportamentos explosivos e as demandas mais complexas, como harmonizar a relação com o Executivo sem prejuízo da autonomia do poder.
E é neste desafio que Gerson provou sua vocação de líder, gestor e pacificador, sendo fundamental na organização da base que dá apoio ao governo e na solidez de programas decisivos para o Estado. Este recorte tem vários exemplos concretos produzidos nos últimos anos, dois deles sendo fatores diferenciados em favor de Mato Grosso do Sul: a gestão municipalista e a defesa do meio ambiente, como ficou demonstrado com a aprovação da primeira Lei do Pantanal.
Para o presidente o mérito deve ser creditado ao trabalho, ao olhar republicano e à responsabilidade de todos os deputados. “Fiquei muito feliz com a generosidade das pessoas que citaram meu nome. Mas nada fiz só. A Casa tem 24 deputados, são 24 homens e mulheres que se dão por inteiro às legítimas causas da sociedade. Somos um poder que faz a lição de casa: colaborativo, porém autônomo; democrático e plural. E somos todos pelo nosso Estado e nosso Brasil”, enfatizou.






