Senador que mais assegurou investimentos federais para Mato Grosso do Sul projeta mais conquistas


Os dados oficiais demonstram que o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul vem batendo recordes em sua história nos últimos 10 anos, além de projetar novos avanços com a atração de investimentos nos diversos setores da economia. Entre os fatores centrais deste processo estão o desempenho resolutivo de governos municipalistas iniciados em 2015 e as contribuições e parcerias produtivas, entre as quais se destacam as ações do senador Nelsinho Trad (PSD).
Ele é o parlamentar que mais tem viabilizado recursos federais para o Estado, principalmente por meio de emendas apresentadas ao Orçamento da União. Segundo os indicadores, Mato Grosso do Sul lidera o ranking de crescimento entre os estados, com aumento do Produto Interno Bruto (PIB) projetado em 4,2% para este ano. “É fruto de programas governamentais e de investimentos em obras estruturantes e combate às desigualdades, uma luta que tenho a honra de ajudar”, afirma o senador.
Esta participação é traduzida em ações vitoriosas, como a articulação de R$ 2,3 bilhões para setores de infraestrutura, desenvolvimento regional e exportação. Com seu apoio, há outros grandes projetos em execução que estão avançando, como o Vale da Celulose e os pontos de impacto da Rota Bioceânica, que precisam de suporte logístico, rodoviário e urbanização das cidades.
ESTRUTURA PARA CRESCER
Nelsinho Trad destaca o potencial do Estado por sua força produtiva e vocações diversas, porém ressalva: crescimento exige estrutura. “É por isto que trabalhamos para garantir investimentos que tornem Mato Grosso do Sul cada vez mais competitivo, para abrir novos mercados e ampliar oportunidades”, justifica. Para ele, a Rota Bioceânica é uma das frentes de progresso mais importantes na América Latina, razão pela qual merece um olhar de total prioridade do poder público e da iniciativa privada.
Ao considerar que o Estado é o eixo central da integração com o Pacífico, o senador classifica a ponte entre as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai (em andamento), um divisor de águas para o fortalecimento do comércio exterior. “Vai conectar a produção sul-mato-grossense a mercados asiáticos”, prevê. No Senado, ele pressiona para que o impasse tributário com o Paraguai seja resolvido rapidamente, evitando atrasos na obra. O parlamentar também defende a ampliação de acordos comerciais para que a Rota gere mais benefícios ao Estado.
Sobre seu apoio à expansão e à diversificação da economia, Nelsinho comemora a “descoberta” de Mato Grosso do Sul pelos grandes grupos de investidores industriais. “Ingressamos no restrito clube dos grandes polos mundiais de celulose, atraindo megainvestimentos e, assim, impulsionando o desenvolvimento regional”, exulta. Com R$ 226 milhões garantidos pelo senador, municípios como Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Inocência, Bataguassu, Aparecida do Taboado e Três Lagoas recebem suporte para acompanhar esta expansão.