Um moderno sistema de monitoramento funciona no Centro de Controle de Operações da concessionária
Para garantir o abastecimento de uma cidade com quase um milhão de moradores, a Águas Guariroba investe em alta tecnologia e estruturas operacionais, capazes de fornecer com rapidez informações sobre qualquer problema na rede e tornar mais ágil a tomada de providências. Um sistema de monitoramento dos mais avançados funciona 24 horas por dia no Centro de Controle de Operações (CCO) da concessionária em Campo Grande.
Segundo o gerente de Operações, José Henrique da Cruz, a empresa tem como prioridade absoluta fornecer água com qualidade e distribuição eficiente para todos os usuários nas sete regiões da Capital de Mato Grosso do Sul. O volume a ser distribuído impressiona: são mais de 270 milhões de litros de água tratados e distribuídos diariamente.
O CCO é com siderado o verdadeiro “coração” da concessionária, com localização em um ambiente altamente tecnológico, onde são feitos o gerenciamento e o monitoramento de todas as demandas essenciais para assegurar a regularidade no fornecimento de água e na coleta e tratamento de esgoto. “Temos a missão e o compromisso de levar a melhor água do país para campo-grandenses todos os dias. É uma grande responsabilidade, que cumprimos com muito respeito e profissionalismo”, pontua Cruz.
Com a ajuda de sensores e softwares de última geração, os operadores conseguem detectar qualquer variação no sistema, para que o ajuste necessário seja executado, permitindo uma resposta rápida e eficaz. Alex Halley, supervisor do Centro, explica que além de fazer com precisão o funcionamento da infraestrutura, o sistema antecipa possíveis gargalos e ajusta o fornecimento conforme as necessidades da cidade, por meio de um sistema resiliente e interligado.