Barbosinha inaugurou obras que melhoram a estrutura policial e os serviços de defesa da mulher
Para atender prioridades específicas definidas pelas lideranças locais, o governo municipalista de Mato Grosso do Sul entregou à população do interior mais investimentos de primeira necessidade. No final da semana passada, o então governador em exercício, José Carlos Barbosinha (PSD), foi até Figueirão e Rio Brilhante para inaugurar uma Delegacia de Polícia Civil e um Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher.
Figueirão, que tem pouco mais de 3,5 mil moradores, agora conta com uma delegacia moderna e bem equipada. “É uma vitória significativa para o município, que ganha infraestrutura para atender a população de forma mais eficiente e coibir a criminalidade”, reconheceu o prefeito Juvenal Consolaro. Barbosinha sublinhou que a obra representa dignidade e segurança, além de refletir “o compromisso do governo de estar presente e fortalecendo a justiça e a cidadania”.
ACOLHIMENTO
O Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Nuiam) consolida em Rio Brilhante, segundo pontuou Barbosinha, o compromisso do governo com o combate à violência de gênero e a ampliação das políticas públicas de defesa das mulheres e de seus direitos. O núcleo, que funcionava como projeto-piloto desde 2023, faz parte da estrutura da Polícia Civil e é um espaço qualificado no acolhimento e no apoio às vítimas de violência doméstica.
“Cada mulher atendida aqui encontrará não apenas ajuda, mas um caminho para reconstruir sua vida com dignidade e segurança”, assegurou Barbosinha. O prefeito Lucas Foroni completou: “É um avanço na proteção da mulher e no fortalecimento da rede pública de enfrentamento à violência”. Manuela Nicodemos Bailos, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, frisou: “Este núcleo é mais do que uma estrutura, é a mensagem clara de que as mulheres de Mato Grosso do Sul não estão sozinhas”.
As ações em Figueirão e Rio Brilhante refletem o empenho do governo para estruturar a segurança pública e as políticas sociais, de acordo com o coronel Ary Carlos Barbosa, que responde interinamente pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública.