Entenda o que muda para o usuário comum e para quem é criador de conteúdo
Os filtros do Instagram criados por usuários vão acabar no dia 14 de janeiro de 2025. A decisão, anunciada pela Meta em agosto de 2024, faz parte de uma reestruturação financeira da empresa e impacta diretamente os criadores de conteúdo que utilizavam a criação e comercialização de filtros personalizados como fonte de renda. No entanto, a medida não representa exatamente o fim dos filtros; os efeitos desenvolvidos pela própria Meta continuarão disponíveis para os usuários no Facebook, Messenger e no próprio Instagram.
Além disso, a empresa está trabalhando no lançamento do Move Gen, uma ferramenta baseada na inteligência artificial (IA) que, teoricamente, poderá ser usada para substituir os filtros e efeitos tradicionais. A seguir, entenda o que muda com o fim dos filtros do Instagram e saiba mais sobre o funcionamento da IA.
O QUE MUDA
Para o usuário comum do Instagram, o fim dos filtros terá pouco impacto. No entanto, o encerramento do Spark Hub, plataforma da Meta destinada à criação de efeitos, afetará significativamente os produtores de conteúdo na rede social. Sem acesso à ferramenta, não será mais possível desenvolver novos produtos e monetizá-los. A Meta recomenda que os filtros e efeitos já criados sejam baixados e organizados em outro portfólio como demonstração do trabalho.
Inicialmente, os usuários terão acesso apenas aos filtros e efeitos primários, criados e distribuídos diretamente pela Meta. No entanto, ao anunciar o fim do Spark Hub em agosto, a empresa afirmou que continuaria trabalhando no desenvolvimento de novos filtros próprios e de outros recursos que, em teoria, substituiriam os antigos efeitos de realidade aumentada (RA).
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
No final de dezembro, Adam Mosseri, CEO do Instagram, apresentou em um vídeo na rede social o Move Gen, o novo recurso baseado em modelos de pesquisas de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela big tech. Segundo o executivo, a ferramenta “permitirá alterar quase qualquer aspecto dos seus vídeos com um simples comando de texto”.
Durante o anúncio, Mosseri demonstrou a funcionalidade do recurso modificando roupas e acessórios, além de inserir imagens de fundo nos vídeos. Embora ainda não haja uma data oficial para o lançamento do Move Gen, a expectativa é que a ferramenta esteja disponível no Instagram ainda neste ano.